Na Escola Estadual Padre Mário Blandino, em Campo Grande, o aprendizado vai muito além da sala de aula. Desde o início de 2025, os alunos do ensino médio têm a oportunidade de cursar Gastronomia como parte da formação profissional oferecida pela Secretaria Estadual de Educação (SED).
A proposta se tornou um sucesso entre estudantes e professores, unindo teoria e prática em uma metodologia inovadora.
Segundo o professor, Chefe Fabiano Bonfim, responsável pelas aulas, o curso é estruturado em duas etapas: primeiro, os alunos estudam os fundamentos teóricos da gastronomia em sala de aula e, depois, aplicam o conteúdo na cozinha experimental da escola.
“A metodologia é trabalhada na parte técnica. Eles fazem o estudo teórico e, em seguida, colocam em prática o que aprenderam. Está sendo maravilhoso, os alunos são muito empenhados e até inspiram outras turmas a querer participar”, destacou.
As atividades práticas incluem avaliações no estilo “MasterChef”, que simulam desafios de tempo e técnica, incentivando o trabalho em equipe e a comunicação.
“Essa dinâmica ajuda muito no desenvolvimento da fala, da organização e na aplicação dos conhecimentos teóricos durante as provas”, explicou o professor.
A cada bimestre, os estudantes exploram uma temática diferente. Neste, o foco é a cozinha internacional, enquanto no anterior o destaque foi para a culinária brasileira.
Assista:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Matrículas para novos alunos da Rede Municipal começam em 12 de janeiro

UFMS entra para rede global de pesquisa climática da ONU

Inep convoca lista de espera de vagas remanescentes do FIES 2025

Pela primeira vez, escolas públicas de MS participam do Festival Regional de Robótica

IFMS abre 1.665 vagas em cursos técnicos gratuitos em 17 municípios

Vestibular da UEMS acontece neste domingo em 20 cidades de MS

MS Dance Fest leva batalha de dança à Praça do Rádio neste sábado

Polícia deve investigar estupro de criança de 4 anos em escola pública da Capital








