A Prova Nacional Docente (PND) será aplicada pela primeira vez neste domingo (26) em 750 cidades de todos os estados e no Distrito Federal, reunindo 1.086.914 participantes confirmados.
Conhecida como o “Enem dos Professores” ou CNU dos Professores, a PND é voltada para estudantes de licenciaturas que estão concluindo a graduação e para licenciados formados interessados em ingressar no magistério da rede pública por meio de processos seletivos nos estados e municípios que aderiram ao exame.
O objetivo é estimular concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas redes públicas de ensino.
Os portões abrem às 11h, fecham às 12h e a prova tem início às 12h30, com término previsto para 18h (horário de Mato Grosso do Sul). O local de prova de cada participante está disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição, no Sistema PND, que indica ainda atendimento especializado ou tratamento por nome social, quando aplicável.
A avaliação tem cinco horas e 30 minutos de duração e segue a mesma matriz do Enade das Licenciaturas, dividida em duas partes:
Formação geral: 30 questões objetivas e uma discursiva sobre temas ligados à formação docente.
Componente específico: 50 questões de múltipla escolha voltadas às 17 áreas de licenciatura, como artes visuais, ciências biológicas, educação física, letras, matemática, pedagogia e química.
Segundo o MEC, os estados com maior número de inscritos são São Paulo (253.895), Minas Gerais (97.113) e Rio de Janeiro (72.230).
Entre os municípios, São Paulo lidera com 84.633 inscrições, seguido pelo Rio de Janeiro (28.765) e Brasília/DF (18.754).
A área de pedagogia registra o maior número de inscrições, com 560.576 confirmadas, seguida de letras – português (73.187), matemática (72.530) e educação física (65.911).
O Inep, responsável pela aplicação da PND, explica que as redes públicas de ensino podem usar as notas como critério único ou complementar na seleção de professores. 1.508 municípios e 22 unidades da federação aderiram voluntariamente ao exame, que integra o programa Mais Professores para o Brasil, voltado ao reconhecimento, qualificação e incentivo à docência na educação básica.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Matrículas para novos alunos da Rede Municipal começam em 12 de janeiro

UFMS entra para rede global de pesquisa climática da ONU

Inep convoca lista de espera de vagas remanescentes do FIES 2025

Pela primeira vez, escolas públicas de MS participam do Festival Regional de Robótica

IFMS abre 1.665 vagas em cursos técnicos gratuitos em 17 municípios

Vestibular da UEMS acontece neste domingo em 20 cidades de MS


Professor em sala de aula em Manaus (Eliton Santos/Semed)



