Menu
Menu
Busca sábado, 30 de maio de 2026
Assembleia Maio26
Educação

MS lança coletânea inédita para alfabetização de crianças indígenas Guarani-Kaiowá

Material do programa MS Alfabetiza garante ensino na língua materna e reforça identidade cultural de estudantes indígenas no sul do Estado

12 março 2026 - 14h28Taynara Menezes

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou nesta semana a Coletânea MS Alfabetiza Indígena, material didático inédito no Brasil voltado à alfabetização de crianças indígenas Guarani-Kaiowá. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (SED) em parceria com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação Básica (Fadeb), integra o programa MS Alfabetiza e busca fortalecer o ensino na língua materna nas escolas indígenas do sul do Estado.

Nesta primeira etapa, a coletânea beneficiará mais de mil estudantes das escolas municipais Polo Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá e Mbo’erenda Ypyrendy. O material foi criado para apoiar a alfabetização de crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental, fase em que a língua materna passa a ser trabalhada como disciplina específica.

O lançamento ocorreu na quarta-feira (11), durante o I Seminário Estadual voltado à discussão de metas e apresentação de resultados das políticas de alfabetização desenvolvidas no Estado. Na ocasião, prefeitos e gestores municipais de educação receberam os exemplares da coletânea.

Para o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, o material representa um avanço significativo para a educação indígena. Segundo ele, a proposta fortalece o processo de aprendizagem ao valorizar a língua e a identidade cultural dos estudantes.

A professora indígena Katiuce Cáceres Nelson destacou que a iniciativa começou a ser articulada há dois anos e passou a integrar o currículo do programa MS Alfabetiza. Para ela, a coletânea amplia as possibilidades de ensino e aprendizagem nas comunidades.

“Esse material não beneficia apenas a minha escola, mas todas as instituições municipais e estaduais que possuem estudantes indígenas em fase de alfabetização”, afirmou.

O cacique Flaviano Franco também ressaltou a importância do material para as comunidades. De acordo com ele, a alfabetização na língua materna fortalece a cultura e mantém vivos os valores transmitidos pelas gerações anteriores.

A produção de materiais pedagógicos específicos faz parte das ações da SED para atender às particularidades linguísticas, culturais e sociais das comunidades indígenas. A proposta segue os princípios da educação intercultural e busca melhorar os indicadores da Educação Básica nas aldeias do Estado.

Segundo o secretário Hélio Daher, a educação no Estado segue avançando com investimentos e políticas voltadas à inclusão e valorização da diversidade cultural.

“Seguimos trabalhando por uma educação para todos, em parceria com os municípios e com o compromisso de não deixar ninguém para trás”, concluiu.

Reportar Erro
Energisa Michel - Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

FIES
Educação
Convocação para vagas remanescentes do FIES termina hoje
Profissionais vão acompanhar abertura de malotes, horários e aplicação das provas
Educação
Inep oferece até R$ 864 por dia para atuação na fiscalização do Enem
FIES 2025
Educação
Fies: convocação para vagas remanescentes termina na sexta-feira
Conselho Universitário da Insted
Educação
Neca Bumlai assume reitoria em nova fase do Insted como Centro Universitário
Enem acontece em novembro deste ano
Educação
Inscrições para o Enem 2026 já estão abertas
Enem 2026
Educação
Enem 2026: inscrições começam na segunda-feira
MEC lança Sisu+ para preencher vagas no ensino superior público
Educação
MEC lança Sisu+ para preencher vagas no ensino superior público
A programação apresentou oficialmente a nova identidade acadêmica da instituição à comunidade universitária
Educação
Insted marca nova fase como centro universitário com ação no campus
Projeto teve início nas escolas
Educação
UEMS e Fundect lançam agência para formar divulgadores científicos em escolas estaduais
Enem 2026
Educação
Enem: termina hoje prazo de recurso para isenção de taxa de inscrição

Mais Lidas

Impressora usada por oficiais de Justiça - Foto: Ilustrativa / Divulgação / TJMS
Transparência
TJMS demite oficial de Justiça por atrasos em mandados e atuação como professor
UPA Universitário, em Campo Grande
Polícia
AGORA: Dois suspeitos são feridos em confronto com a PM em Campo Grande
Prisão aconteceu em Campo Grande pela Denar
Polícia
Mulher de 33 anos é presa em Campo Grande por lavar dinheiro para o CV
UPA Universitário, onde suspeitos estavam internados
Polícia
Após serem socorridos, suspeitos de confronto com a PM morrem na UPA Universitário