Em audiência pública nesta terça-feira (7), no Senado Federal, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que a educação tem de ser prioridade dos pais na formação de seus filhos e defendeu a opção de escolha dos pais em ensinar seus filhos em casa – o chamado ensino domiciliar ou homescholling.
“Quem coloca os filhos no mundo tem de ter a primazia na educação […] Se o pai e a mãe estão educando bem os seus filhos, quem somos nós para interferir? Não é o que eu faria para os meus filhos, não foi o que eu fiz. Acho importante a interação [com outras crianças na escola], mas eu tenho que respeitar o direito do próximo para ter o meu respeitado”, disse Weintraub na Comissão de Educação do Senado.
O tema entrou na pauta do governo brasileiro, provocado pela Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned) que pediu a regulamentação desta modalidade de ensino. De acordo com levantamento da associação, de 2018, 7,5 mil famílias educam os filhos em casa – número que representa mais que o dobro das 3,2 mil de famílias identificadas em 2016.
Com isso, o governo preparou um Projeto de Lei (PL) para o Congresso Nacional com os requisitos mínimos que pais ou responsáveis legais devem cumprir para essa opção, tais como o cadastro em uma plataforma a ser desenvolvida pelo Ministério da Educação e a possibilidade de avaliação.
No ano passado o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu não reconhecer o ensino domiciliar, por não haver no país previsão constitucional sobre o tema. Durante a discussão no STF, manifestaram-se contrárias ao homeschooling a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Pacote de obras proporcionará até 4 mil novas vagas na Rede Municipal de Ensino

É do MS! Estudante de Amambai conquista ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Bia Haddad cai diante de 110ª do mundo em Wimbledon; João Fonseca avança à terceira rodada

Reunião nesta quarta define formato da Série B do Estadual sul-mato-grossense

Estão abertas as inscrições para o segundo semestre do Prouni

MEC abre consultas de Bolsa do Prouni com 2.451 mil para MS

Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem 2025 termina hoje

Prouni abre inscrições do segundo semestre no dia 30 de junho

Fundação Manoel de Barros lança 9º Concurso de Redação para estudantes da rede pública
