O ministro da economia Paulo Guedes afirmou que o Brasil gasta dez vezes mais com aposentadoria do que com educação durante audiência para discutir sobre a reforma da Previdência Social, nesta terça-feira (3), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
Guedes iniciou sua fala dizendo que o sistema de repartição onde os trabalhadores da ativa financiam os aposentados está condenado ao fracasso. Ele destacou que a aposentadoria é despesa que maior pressiona o déficit nas contas públicas.
“Gastamos dez vezes mais com a Previdência, que é nosso passado, que com o futuro, que é a educação. Antes de a população brasileira envelhecer, a Previdência está condenada”, afirmou.
Segundo o ministro, os problemas fiscais são decorrentes do crescimento dos gastos com a Previdência e estão sendo impostos aos governos locais independentes dos partidos. “Tenha quem tiver, o partido que tiver, independentemente de quem esteja no governo, esse problema está se impondo”, alertou.
O ministro participa nesta tarde de nova audiência na CCJ para explicar a proposta de emenda à Constituição que reforma a Previdência. A audiência deveria acontecer semana passada, mas foi cancelada por Guedes enquanto não fosse definido um relator da proposta.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mercado reduz previsão da inflação para 4,46%, abaixo do teto da meta

Empresários devem manter ritmo de contratações temporárias no fim de ano

Gasolina comum varia bastante e preço mais baixo é de R$ 5,64 em Campo Grande

Caixa paga parcela do Bolsa Família a beneficiários do NIS final 2 nesta segunda

Diante da população insatisfeita com a economia, Trump recua em tarifas

Mega-Sena sorteia R$ 100 milhões nesta sexta-feira

Número dos que procuram emprego há mais de 2 anos cai 17,8%, diz IBGE

MS terá três megausinas solares que poderão suprir 63% do consumo do Estado

Caixa começa a pagar Bolsa Família de novembro nesta sexta-feira


Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante audiência na CCJ da Câmara (Agência Brasil)



