O programa “Direitos Humanos pela Valorização da Vida - Por uma Campo Grande Livre do Suicídio” foi lançado nesta segunda-feira (20), pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais e Secretaria de Defesa dos Direitos Humanos.
A equipe do programa contará com um palestrante, um advogado de direitos violados, um assistente social, um psicólogo e um psicopedagoga, que estarão trabalhando juntos para trazer benefícios aos contemplados, tentando identificar pessoas que necessitam de algum tipo de auxílio.
O prefeito Marquinhos Trad destacou que a metodologia do programa objetiva o acesso as escolas, realizando as palestras de sala em sala, tendo assim um contato mais próximo com os alunos.
“Com o trabalho de toda equipe, nós vamos ganhando a atenção e confiança dos mesmos, para que possam falar abertamente sobre assuntos, que de outro modo não seria possível alcançar. As diretoras estão cientes do assunto e nós vamos ter muito êxito neste trabalho, que é de prevenção e valorização da vida”, disse Marquinhos.
O coordenador Marco Antônio de Morais explicou que o programa é formado por uma equipe multidisciplinar de esclarecimento e prevenção ao suicídio, que tem como objetivo conscientizar sobre os agravos da saúde mental e prevenção ao suicídio.
“É importante falar do tema, pois se trata de um tabu, onde a maioria das pessoas não tem coragem ou oportunidade para falar sobre a sua dor ou seu sofrimento, que na maioria das vezes é ignorado ou mal interpretado”, comenta Marco Antônio.
A superintendente de Gestão e Normas da Semed, Alélis Izabel de Oliveira Gomes, informou que todos os diretores das escolas da Reme e dos Ceinfs estão capacitados.
“Nosso objetivo é unificar ações. Quando a gente de junto com a Subsecretaria de Direitos Humanos, nós formamos forças e levamos para mais pessoas a prevenção contra o suicídio. Os trabalhos de prevenção a vida e contra o suicídio começaram devido a alguns casos encontrados nas escolas. E nossos coordenadores estão trabalhando para detectar os sinais de depressão que causa este problema do suicídio que acontece na sociedade moderna”, frisou Alélis.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Piso do magistério sobe para R$ 5.130,63 e passa a valer retroativamente

Resultado do Sisu 2026 já está disponível para consulta

As inscrições para o Prouni do 1° semestre termina amanhã

Presidente da FUNLEC representa instituição em evento de educação e tecnologia mundial

Levando educação no trânsito às escolas, Detranzinho abre inscrições na Capital

Inscrições do Prouni para o 1º semestre começam nesta segunda-feira

Inscrições para o Sisu terminam nesta sexta-feira

Inscrições para Fies começam no dia 3 de fevereiro

Piso salarial dos professores sobe para R$ 5,1 mil em 2026

O programa ajudará a identificar pessoas que necessitam de algum tipo de auxílio (Reprodução/ CG Notícias)



