O Brasil brilhou no primeiro dia da natação nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara. No domingo, a delegação brasileira conquistou três ouros na competição com Ronaldo Souza, nos 400 m da categoria S7; Caio Oliveira, nos 100 m peito da categoria S8; e a equipe de revezamento 4x50 m livre 20 pontos, formada por Ronystony Cordeiro, Adriano de Lima, Clodoaldo Silva e Daniel Dias. Com as premiações, o País lidera o quadro de medalhas da modalidade.
Ronaldo Souza Santos é o primeiro medalhista de ouro da natação brasileira nos Jogos Parapan-americanos. Após conquistar duas pratas no Rio de Janeiro, em 2007, o atleta foi o campeão dos 400 m livre na categoria S7 ontem.
O brasileiro ficou à frente do mexicano Enrique Perez e do canadense Jean-Sebastien Lapointe na prova. Ronaldo teve poliomielite quando estava com um ano e meio de idade. Começou a praticar natação em 2000, por incentivo de um amigo, e disputou o seu primeiro torneio, o Campeonato Aberto de Mar del Plata, no ano seguinte.
A segunda medalha de ouro veio com Caio Oliveira. Nascido com uma má-formação nos membros inferiores, o atleta começou a nadar aos 5 anos de idade por recomendação médica, e obteve a consagração no domingo.
Caio, de apenas 18 anos, superou o canadense Sergeant-Tsonos Christopher e o argentino Lucas Poggi para subir no lugar mais alto do pódio.
Já o time brasileiro de revezamento venceu a última prova do dia. A equipe brasileira chegou à frente de mexicanos e argentinos e consagrou novamente Clodoaldo Silva. O competidor, um dos maiores da história do paradesporto brasileiro, somou o 12º ouro na carreira, somente em Pan-Americanos.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Brasil abre Copa do Mundo contra Marrocos no dia 13 de junho

Conselho do Operário-MS aprova SAF e IM Global Sports assume gestão do clube

Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase

Amistoso inclusivo no Belmar Fidalgo reúne atletas e promove inclusão na Capital

Meia Maratona na Capital abrirá inscrições gratuitas por 10 minutos para edição de 2026

Vistoria garante liberação do Douradão para partidas do Estadual de MS em 2026

Brasil encara Marrocos, Escócia e Haiti na fase de grupos da Copa do Mundo

Com recorde de inscritos, programação da 'Bonito 21K' começa nesta sexta


Atletas do Parapan 




