Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Esportes

Com Tite à espera, sova abre suspense sobre técnico de 2018

09 julho 2014 - 12h27Via Terra
A derrota traumática na semifinal da Copa do Mundo antecipou uma discussão que vai movimentar o futebol do Brasil nos próximos dias, semanas ou meses: quem será o treinador da Seleção para o ciclo até a Copa de 2018? Nem mesmo a saída de Felipão está confirmada, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá de trabalhar com a realidade de procurar por um novo nome.

Após o vexame contra a Alemanha, o treinador disse que só conversará sobre o assunto após a Copa. O mesmo fez durante todo o período no cargo, mas nos bastidores sempre se trabalhou com a possibilidade de Felipão procurar novos rumos, independente do que acontecesse em campo. Mesmo assim, o presidente José Maria Marin e seu sucessor Marco Polo Del Nero sempre manifestaram desejo de permanecer com Felipão. O 7 a 1 contra a Alemanha e as críticas ao seu trabalho, porém, diminuem e muito esta possibilidade.

Tite é o nome que desponta como favorito. Respaldado pelos mais de três anos de trabalho vitorioso no Corinthians, o treinador está sem clube desde o final de 2013 e já manifestou anteriormente desejo de treinar a Seleção. Procurado por times como Grêmio, recusou convites avisando que só aceitaria trabalho a partir do segundo semestre.

Dirigentes de clubes que o procuraram comentaram nos bastidores que a justificativa para o declínio era uma espera para assumir a Seleção depois da Copa. A cúpula da CBF evita comentar o assunto e diz que sempre trabalhou com Felipão como única opção, até mesmo para a continuidade do trabalho.

O favoritismo de Tite também evidencia a escassez de opções para o cargo. Entre os mais experientes, Mano Menezes já teve sua chance na Seleção e não irá voltar. Muricy Ramalho foi convidado para substituir Dunga em 2010 e recusou diante da intransigência do Fluminense. Desde então tem sofrido críticas por seu estilo de jogo, mas pode ser o plano B por agradar à nova diretoria da CBF. Abel Braga, do Internacional, atende a requisitos para pleitear o cargo. O cruzeirense Marcelo Oliveira pode se credenciar pelo bom trabalho coroado pelo título brasileiro de 2013.

Opções à parte, o histórico de trocas de técnicos sempre obedece a uma resposta à avaliação feita da Copa anterior. Dunga entrou no lugar de Carlos Alberto Parreira porque a CBF enxergou uma Seleção muito aberta e sem comprometimento em 2006. Já Mano Menezes herdou a vaga para reverter a ruptura do antecessor com a mídia e renovar um time envelhecido. Felipão teve a missão de resgatar a identidade e reaproximar a Seleção da torcida.

Seja ela qual for, a decisão final será estratégica para a nova gestão. Marco Polo Del Nero assumirá o cargo de José Maria Marin no começo de 2015 e a escolha do novo treinador é fundamental para o início de relação do novo presidente com a torcida. Será a primeira mudança de fato na CBF desde que Ricardo Teixeira iniciou seu mandato em 1989.

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

FC Pantanal conquistou o título da temporada
Esportes
Com goleada de 29 a 0, FC Pantanal fatura Sul-Mato-Grossense Feminino
Operário conquistou mais um título na temporada
Esportes
Com gol de Cristiano Ronaldo, Operário conquista Sul-Mato-Grossense Sub-17
Brasil é campeão mundial de Futsal Feminino
Esportes
Brasil é campeão mundial de Futsal Feminino
Breno atuou na última temporada pelo Maracaju AC
Esportes
Vivendo os dois extremos, goleiro não esconde que futebol de MS 'precisa evoluir'
A BNPB alertou que o total de vítimas pode aumentar, já que socorristas ainda enfrentam dificuldades para acessar comunidades
Internacional
Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos
Partida acontece no estádio MetLife, às 19h (horário de Brasília)
Esportes
Brasil abre Copa do Mundo contra Marrocos no dia 13 de junho
Assembleia aconteceu na última segunda-feira
Esportes
Conselho do Operário-MS aprova SAF e IM Global Sports assume gestão do clube
Carlo Ancelotti, técnico do Brasil
Esportes
Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase
Amistoso inclusivo no Belmar Fidalgo reúne atletas e promove inclusão na Capital
Esportes
Amistoso inclusivo no Belmar Fidalgo reúne atletas e promove inclusão na Capital
Ação promocional é para as provas de 2026
Esportes
Meia Maratona na Capital abrirá inscrições gratuitas por 10 minutos para edição de 2026

Mais Lidas

Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Damião foi morto a golpes de faca
Polícia
Adolescente matou o pai após ter pedido para andar de cavalo negado em Coxim
Diretor da ACICG afirma que situação tem impacto direto na segurança da população.
Cidade
GCM de Campo Grande enfrenta perdas salariais e condições precárias de trabalho