Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Esportes

Copa: polêmicas de Ronaldo viram problema para a Globo

27 maio 2014 - 11h43Via Terra
Ronaldo Nazário foi herói de uma Copa. Mas neste Mundial corre o risco de ser visto como vilão. A popularidade altíssima conquistada com o pentacampeonato, em 2002, está ofuscada pelas posições tomadas pelo ex-jogador, que desta vez atuará como comentarista da Globo. Assim como o locutor Galvão Bueno é rejeitado por parte da torcida, Ronaldo pode experimentar, pela primeira vez, o sabor amargo da antipatia do público.
 
A Globo ainda conta com a influência do Fenômeno para tentar reverter o desânimo do telespectador-torcedor. Mas as polêmicas protagonizadas por ele resultaram numa série de gols contra, que agravam a má vontade generalizada com a Copa.
 
O primeiro aconteceu em dezembro de 2011. Ao ser anunciado como membro do conselho de administração do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014, o ídolo fez a mais infeliz de suas declarações: “Não se faz Copa do Mundo com hospital. Tem que fazer estádio”.
 
A bola fora mais recente foi chutada na sexta-feira (23), quando Nazário fez um desabafo surpreendente em entrevista à agência de notícias Reuters, ao comentar os atrasos nas obras: “Eu me sinto envergonhado, porque é o meu país, o país que eu amo, e a gente não podia estar passando essa imagem para fora”.
 
Apesar do tom dramático, a crítica de Ronaldo não sensibilizou o público tampouco a imprensa. O ex-atacante foi duramente criticado pela maioria dos cronistas esportivos. Sua imagem ficou ainda mais desgastada — até mesmo entre os governistas. A presidente Dilma rechaçou o tom pessimista do ex-craque da Seleção. O ministro do Esporte, Aldo Rebello, disse que a reclamação de Nazário foi “um chute contra o próprio gol”.
 
Para piorar a situação, Ronaldo escolheu justamente este momento tenso para anunciar apoio ao pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, o mineiro Aécio Neves. Era tudo o que a Globo não desejava: o seu comentarista mais popular — e internacionalmente famoso — associado à disputa eleitoral em plena Copa do Mundo no Brasil.
 
Como cidadão, Nazário tem o direito legítimo de se posicionar politicamente. Porém, na cúpula global, a expectativa era de que ele seguisse o código de conduta imposto aos profissionais das Centrais de Jornalismo e Esporte da emissora: isenção completa nas eleições, sem revelar intenção de voto.
 
Apesar da ranhura na imagem, Ronaldo será peça fundamental para a cobertura da Globo. Com livre trânsito entre os dirigentes da FIFA e a Seleção, ele poderá trazer para o vídeo informações exclusivas e contribuir efetivamente com as equipes em campo. Ele tem contrato com a emissora até o final da Copa da Rússia, em 2018. Mas não recebe salário fixo. Ganha um cachê por cada jogo no qual faz comentários.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Torneio Centro-Oeste de Natação, em Campo Grande (MS)
Esportes
Agenda esportiva: fim de semana tem natação, xadrez e Brasileirão Feminino
João Fonseca
Esportes
Com vitória de João Fonseca, Brasil tem marca histórica no Master 1000
Vice-campeã em 2007, Marta vai fazer sua última Copa do Mundo pelo Brasil
Esportes
Marta sinaliza aposentadoria na Seleção Brasileira: "É meu último ano"
Projeto Areias da Esperança
Esportes
JD1TV: Duplas de vôlei de areia da Capital viajam a Brasília para disputarem Circuito Brasileiro
Valdenice Conceição garante vaga em Paris 2024 após ganhar ouro na canoagem velocidade
Esportes
Valdenice Conceição garante vaga em Paris 2024 após ganhar ouro na canoagem velocidade
Judson antes de Brasil x Catar
Esportes
De MS, Judson é convocado por Bernardinho para treinos da Seleção de Vôlei
John Kennedy
Esportes
John Kennedy e mais três são suspensos por indisciplina
Boxeador aposta em si mesmo
Esportes
Pode isso? Nos EUA, boxeador aposta em si mesmo e leva "bolada" de dinheiro
Corrida do Pantanal
Esportes
Fique atento! Inscritos na Corrida do Pantanal podem alterar dados até 17 de abril
Taça da Conmebol Libertadores
Esportes
Terceira rodada da Libertadores tem jogo do Grêmio e do Atlético-MG nesta terça

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria