Menu
Menu
Busca sábado, 13 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Esportes

Corinthians e Santos se enfrentam no Campeonato Paulista

08 maio 2011 - 11h32Folhapress

Os dois últimos campeões paulista abrem neste domingo, às 16h, no Pacaembu, o confronto que irá decidir o vencedor do Estadual na temporada da "entressafra" centenária.

Corinthians, 100, e Santos, 99, são os mais antigos entre os grandes de São Paulo, mas escolheram abordagens diferentes para as comemorações da marca histórica.

A obsessão dos paulistanos por um troféu que sirva de lembrança para a efeméride é tão grande que eles decidiram esticar o centenário, comemorado em 2010, até setembro de 2011, quando o clube alcançará os 101 anos.

Dessa forma, o Paulista, após a queda precoce na Libertadores, ante o Tolima, é o título que resta para ser lembrado como o dos 100 anos.

Uma vitória sobre o Santos, como a de 2009, no retorno de Ronaldo ao Brasil, não apagará o péssimo 2010 vivenciado pelos corintianos.

Em busca do sonho da Libertadores no centenário, que virou até frase motivacional no ônibus que transportava os atletas, a equipe praticamente abandonou o Paulista no ano passado.

Fez ótima campanha no torneio continental, a melhor entre os 32 clubes que participaram da fase de grupos. Nas oitavas de final, enfrentou o Flamengo, com a vantagem de decidir a classificação no Pacaembu.

Chegou a fazer os 2 a 0 que o colocavam nas quartas, necessários após derrota por 1 a 0 no Maracanã, mas um tento marcado pelo ex-palmeirense Vágner Love afundou, mais uma vez, a possibilidade de vencer o mais desejado título pelos corintianos.

No Brasileiro, nova decepção. Passou o campeonato todo sempre na primeira ou segunda posição, mas vacilou na reta final e ficou apenas com a terceira colocação.

Já os santistas, atuais donos das faixas de campeão do Paulista, até pela experiência fracassada dos rivais, não quer se escorar em conquistas para celebrar um século de vida, em 2012.

Mas podem chegar lá com o tricampeonato da Libertadores --são os únicos brasileiros vivos na competição internacional e que têm caminho para avançar relativamente tranquilo-- e, até, ostentando a terceira estrela do título mundial no peito.

O mote das comemorações será o de reverenciar o amor pelo clube e a rica história construída desde sua fundação, em abril de 1912.

A programação do Santos para as comemorações ainda está em fase embrionária.

Mas o time praiano compartilha um sonho que os corintianos já realizaram --ou que ainda se esforçam para se transformar em realidade.

O presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro quer, assim como fez seu semelhante Andres Sanchez, anunciar o projeto de construção de um novo estádio antes do fim de seu mandato, em dezembro.

Com informações da Folha de São Paulo.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Maria Clara Pacheco e Caio Bonfim são eleitos os Melhores Atletas do Ano
Esportes
Prêmio Brasil Olímpico coroa Maria Clara e Caio Bonfim como destaques da temporada
João levará o nome de MS para competição
Esportes
Policial militar de MS vai participar de triathlon extremo em Santa Catarina
A Copa do Brasil de 2026 terá início na semana do dia 18 de fevereiro
Esportes
Copa do Brasil terá duas vagas para a Libertadores a partir de 2026
Brasileiro foi eliminado
Esportes
Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals
Foto: Arquivo Fifa
Esportes
Fifa abre nova fase de venda de ingressos para a Copa de 2026
Arrascaeta fez dois gols
Esportes
Flamengo vence Cruz Azul e avança para semifinal do Intercontinental
Tenista se manifestou contratria ao jogos entre atletas e atletas trans
Esportes
Sabalenka diz não ser justo que mulheres enfrentem atletas trans
FC Pantanal conquistou o título da temporada
Esportes
Com goleada de 29 a 0, FC Pantanal fatura Sul-Mato-Grossense Feminino
Operário conquistou mais um título na temporada
Esportes
Com gol de Cristiano Ronaldo, Operário conquista Sul-Mato-Grossense Sub-17
Brasil é campeão mundial de Futsal Feminino
Esportes
Brasil é campeão mundial de Futsal Feminino

Mais Lidas

O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande
Promessa do sindicato é nem chegar motoristas aos terminais
Cidade
Sindicato confirma greve de ônibus na segunda-feira na Capital