Neste sábado (28), foi inaugurado em Araruama, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, o Estádio Municipal Rei Pelé, um novo marco para o município que homenageia o maior ídolo do futebol brasileiro.
A cerimônia contou com a presença de autoridades locais e ex-jogadores que, ao longo das décadas, contribuíram para a história do esporte no país. Entre os ilustres presentes estavam Túlio Maravilha, Jairzinho e Brito, companheiros de Pelé na Copa de 1970, além de Andrade, Rondinelli e Janaína Ventura, filha de Jairzinho.
O estádio, com área total de 10.437 metros quadrados, conta com campo de futebol de 105 metros de comprimento por 65 metros de largura, e capacidade para 2.685 espectadores nas arquibancadas.
Além de uma estrutura moderna, que inclui vestiários, salas para a imprensa, camarotes e um telão. O espaço ainda abriga o Memorial Rei Pelé, uma área dedicada a contar a trajetória do ídolo, com fotos e objetos históricos.
O destaque do novo estádio é a estátua de Pelé, com três metros de altura e 400 kg de peso, banhada a bronze.
A estátua foi inspirada no momento em que Pelé marcou seu milésimo gol, em 1969, durante uma partida entre Santos e Vasco no Maracanã. O monumento foi esculpido pelo artista Rodrigo Pedrosa, que levou seis meses para concluir a obra.
O Estádio Rei Pelé também tem uma importante função social para a comunidade de Araruama. Dentro do espaço, foi criado o Centro Esportivo de Futebol, inspirado no apelo de Pelé para a inclusão das crianças. Em 1969, ao marcar seu milésimo gol, Pelé fez um apelo emocionado pelo bem-estar das crianças pobres. Para atender esse pedido, o projeto “Milésimo Gol Rei Pelé” foi implementado, oferecendo treinamento em futebol para meninos e meninas da rede pública municipal de ensino.
Atualmente, 700 crianças participam do projeto, que visa identificar talentos e dar oportunidades para o desenvolvimento de futuros profissionais do futebol. Os estudantes treinam no contraturno escolar e aqueles que se destacam poderão ser selecionados para treinamentos avançados no próprio estádio.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Em noite de Libertadores, Botafogo homenageia ex-goleiro que morreu nesta terça

Dia de Champions tem promessa de jogão entre Arsenal e Real Madrid

Operário conquista bicampeonato após vencer Ivinhema no Sul-Mato-Grossense

Em 1º amistoso do ano, seleção feminina perde para os Estados Unidos

Após 11 anos, Renato Gaúcho volta ao comando do Fluminense

Santos estuda permanência de Neymar até a Copa do Mundo de 2026

Ele fica! Corinthians estende empréstimo de Talles Magno até dezembro de 2025

Luiz Oliveira vence estreia em etapa da Copa do Mundo no sul do país

Libertadores e Sul-Americana 2025 terão regra dos oito segundos
