O julgamento de Gabigol, que está sob acusação de tentar fraudar o exame antidoping, foi adiado. A audiência estava marcada para a próxima sexta-feira (07), em Lausanne, na Suíça, na Corte Arbitral do Esporte (CAS).
O adiamento aconteceu por um pedido da União Federal, que é parte do processo e alega que não foi devidamente notificada e, por isso, não indicou um árbitro para o julgamento. O órgão solicitou uma nova data, e o CAS acatou. As partes foram informadas na manhã desta quinta-feira (06), assim que Gabigol desembarcou na Suíça.
Ainda sem nova data para audiência, há duas possíveis decisões no julgamento do CAS: Gabigol ser absolvido ou cumprir a pena até abril de 2025, conforme a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), no Brasil, que aplicou dois anos de suspensão. Portanto, a pena não pode aumentar.
Mas há um impasse no julgamento, começando pelo efeito suspensivo. Todo o processo no CAS gera um custo judicial que deve ser dividido entre as partes. Na ocasião, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) não pagou a sua parte dos custos judiciais e perdeu o prazo para a indicação do árbitro.
A defesa de Gabigol foi notificada e pagou o valor que restava para dar continuidade ao processo. O CAS indicou um árbitro para compor a mesa. Ficou definido então, dois ingleses e um suíço. O trio concedeu, por unanimidade, o efeito suspensivo para o jogador voltar a atuar.
O julgamento do mérito que seria amanhã, seguiria a mesma dinâmica do julgamento do efeito suspensivo. Os mesmos três árbitros participariam da audiência e tomariam a decisão. Em cima disso, a ABCD, junto à União, solicitou o adiamento, alegando que um dos árbitros não foi indiciado pela acusação. A tendência é que seja formado um novo trio de árbitros para o novo julgamento.
Vale destacar que a audiência desta sexta não previa que a decisão final fosse divulgada no mesmo dia. Durante a audiência, os árbitros iriam ouvir as partes, analisar provas e colher os depoimentos do atleta e das testemunhas. O depoimento de Gabigol é visto como "crucial".
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Luiz Oliveira vence estreia em etapa da Copa do Mundo no sul do país

Libertadores e Sul-Americana 2025 terão regra dos oito segundos

JD1TV: Piloto autista da Copa Truck supera desafios e inspira inclusão no automobilismo

Atletas de MS brilham e conquistam o Campeonato Brasileiro de Judô da Região IV

João Fonseca alcança melhor posição da carreira no ranking da ATP

Fluminense demite Mano Menezes após derrota na estreia do Brasileirão

Seleção Brasileira sub-17 enfrenta Bolívia neste domingo pela fase de grupos do Sul-Americano

Operário vence o Ivinhema por 1x0 e sai na frente na final do Sul-Mato-Grossense

Operário e Ivinhema decidem título com meia-entrada para o público neste sábado
