Menu
Menu
Busca sábado, 10 de maio de 2025
Esportes

Morre aos 68 anos Adílio, ídolo do Flamengo

O ex-jogador lutava contra um câncer no pâncreas, e o quadro clínico dele piorou na semana passada

05 agosto 2024 - 16h52Carla Andréa, com ge

Nesta segunda-feira (05) morreu Adílio, um dos maiores ídolos do Flamengo e terceiro jogador que mais vestiu a camisa rubro-negra na história, com 617 partidas.

O craque lutava contra um câncer no pâncreas e estava internado em um hospital na Freguesia de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Seu quadro piorou na semana passada, e ele não resistiu ao avanço da doença.

Nascido em 15 de maio de 1956, Adílio de Oliveira Gonçalves estreou nos profissionais do Flamengo em 27 de abril de 1975, quando tinha apenas 18 anos. O "Brown", como era chamado por seus companheiros por causa da adoração ao cantor americano James Brown, vestiu a camisa rubro-negra até 1987 e marcou 129 gols, tornando-se o 14º maior artilheiro do clube com 129 gols.

Com a camisa rubro-negra, ele conquistou cinco Campeonatos Carioca - 1978, 1979 duas vezes, 1981 e 1986 -, três Brasileiros - 1980, 1982 e 1983 -, uma Libertadores e um Mundial de Clubes, ambos em 1981), com direito a gol nas finais do Mundial, contra o Liverpool, da Inglaterra.

Adílio formou com Zico e Andrade o melhor meio-campo da história do Flamengo. A qualidade de passe era uma das maiores virtudes do então camisa 8. A capacidade de controlar a velocidade do jogo, reter a posse de bola e iniciar os ataques da equipe fizeram dele um dos grandes jogadores da época no país, chegando à seleção brasileira nos anos 80.

Além do Flamengo, Adílio jogou também pelo Coritiba, Barcelona de Guayaquil (Equador), Alianza Lima (Peru) e, no fim da carreira, por clubes do interior do Rio de Janeiro, como América de Três Rios, Friburguense e Barreira

Após encerrar a carreira nos gramados, Adílio também fez sucesso como jogador de futsal, atuando como ala-pivô, e foi campeão do Mundial de Futsal pelo Brasil em 1989. Também chegou a trabalhar como treinador em equipes de base do Flamengo e foi tricampeão carioca sub-20 em 2005, 2006 e 2007. 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

O troféu do Brasileirão na sede da CBF
Esportes
Cinco jogos abrem hoje a oitava rodada do Brasileirão neste sábado; confira
Foto de destaque: Luciano Muta/Coollab
Esportes
Três Lagoas sediará a 1ª etapa dos Jogos Escolares da Juventude de MS 2025
Seleção Espanhola é a atual campeã da Copa do Mundo Feminina
Esportes
Copa do Mundo Feminina terá 48 seleções a partir de 2033, anuncia Fifa
André Lucas Dodero, Maria Miziara e Mariana Giachini, da esquerda para a direita
Esportes
Judocas de MS representarão o Brasil em etapa do Europeu na Polônia
Juventude AG 2x2 São João do Jaguaribe, Campeonato Brasileiro de Futsal
Esportes
De MS, Juventude AG estreia com empate no Campeonato Brasileiro de Futsal
Imagem Ilustrativa
Esportes
Bolsa Atleta e Bolsa Técnico: Inscritos têm até hoje para apresentar recursos
Vitor Gabriel Vilela aprendeu xadrez com o pai
Esportes
Aos 6 anos, campo-grandense conquista tríplice coroa no xadrez
Corrida do Pantanal terá largada em ondas divididas por cores
Esportes
Corrida do Pantanal abre inscrições para idosos e pessoas com deficiência nesta quinta
Tenista João Fonseca
Esportes
João Fonseca é eliminado na estreia do Roma Open 2025
Ednaldo Rodrigues
Esportes
Gilmar Mendes nega pedido para afastar presidente da CBF

Mais Lidas

Dentista estupra adolescente com câncer durante consulta
Polícia
Dentista estupra adolescente com câncer durante consulta
Preparem os casacos! Temperaturas podem chegar aos 12ºC em MS neste fim de semana
Clima
Preparem os casacos! Temperaturas podem chegar aos 12ºC em MS neste fim de semana
Dinheiro falso | Imagem ilustrativa
Interior
Após receber encomenda, mulher é presa com 'quinhentão' falso em Corumbá
JD1TV: Após debochar de caminhoneiro, ciclista é atropelada e grita de dor na Guaicurus
Polícia
JD1TV: Após debochar de caminhoneiro, ciclista é atropelada e grita de dor na Guaicurus