Na sexta-feira, dia 29 de novembro, antes da partida contra o Vasco da Gama no fim de semana, a cúpula do Náutico acabou com a ameaça de greve prometendo, por escrito, pagar os atletas que tinham parte de seus vencimentos atrasados na segunda-feira seguinte, dia 2 de dezembro, após o fim do Brasileirão. A promessa satisfez tanto o elenco como o Bom Senso F.C., que atuaram normalmente na rodada.
Em contato com o UOL Esporte no início desta semana, líderes do elenco do clube pernambucano relataram que a promessa não foi cumprida, sem que tenha sido dada nenhuma satisfação. Inconformados e sem a possibilidade de greve ainda neste ano, os atletas lesados entraram em contato com o movimento de jogadores, que além do calendário, defende a bandeira do Fair Play Trabalhista.
A reportagem confirmou com membros do Bom Senso F.C. que o movimento está ciente do problema e ajudando a solucioná-lo. Além da indicação de um profissional jurídico, afirmaram também que as chances de o movimento começar 2014 em greve, atrasando o início dos estaduais, são "enormes".
Na medida em que não obtiveram resposta da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), os cerca de 1000 jogadores que apoiam o Bom Senso subiram o tom. Na última terça-feira, divulgaram um comunicado com duras críticas à entidade e ao seu presidente José Maria Marin, chegando até a afirmar que o mandatário da entidade se esquivava de resolver os problemas devido a preocupação com o ano eleitoral (as eleições da CBF acontecem em 2014). Dentro do movimento, a greve é vista como o próximo passo lógico.
O caso do Náutico é acompanhado de perto e será utilizado como bandeira por se tratar de mais do que atraso de salários, algo que ocorre em outros clubes: os pernambucanos tiveram eleições presidenciais nesta semana, com vitória do candidato de oposição, Glauber Vasconcelos. Com isso, o atual presidente, Paulo Wanderley, fica no comando do clube até o final do ano, e pode deixar as pendências como herança para a nova gestão. O Bom Senso F.C. insiste para que, em qualquer projeto de ajuda financeira a clubes, seja incluído um dispositivo que responsabilize pessoalmente dirigentes por endividamento de seus clubes em situações como essa.
O caso será retomado em janeiro, juntamente com outras ações do movimento. Além de uma greve, existem outros planos, como a realização de um congresso no primeiro semestre para debater publicamente o assunto. O apoio da Fenapaf, entidade sindical que representa os atletas no país, também começou a ser costurado nas últimas semanas, e deve conferir ao movimento maior poder de articulação política.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Esportes
Liga das Nações de Vôlei: Seleção Masculina bate Ucrânia de virada

Esportes
Copa dos Clubes começa neste sábado com Messi em campo; veja o horário

Esportes
Sob novo comando, Operário enfrenta o Cascavel neste sábado

Esportes
Jogos da Melhor Idade: Evento começa semana que vem em MS

Esportes
Brasileirão entra em pausa para Mundial de Clubes com Flamengo na liderança; confira a tabela

Esportes
Festival Paralímpico Loterias Caixa acontece neste sábado em Campo Grande

Esportes
Dirigentes da Fórmula Truck são homenageados na Câmara de Campo Grande

Esportes
Venda geral de ingressos para segundo jogo da NFL no Brasil começa com alta demanda

Esportes
Etapa da Fórmula Truck acontece em Campo Grande neste domingo

Esportes