Os esportes de gelo do Brasil estão em luto. Nessa sexta-feira (3), a família de Gabriel Ohnmatch, pioneiro da patinação de velocidade brasileira, confirmou a morte do ex-atleta aos 23 anos. Ele foi encontrado sem vida pela mãe, Fátima Ohnmatch, deitado no sofá de sua casa, em Schaffhausen, na Suíça, onde morava. A notícia foi divulgada primeiramente pelo blog especializado em esportes de inverno "Brasil Zero Grau".
"Gabriel iniciou na patinação de gelo para o Brasil. Representou o Brasil com muito orgulho. Deixou de representar a Alemanha, porque o coração sempre bateu pelo Brasil. A patinação era a paixão dele", disse Fátima, mãe de Gabriel.
Gabriel nasceu na Alemanha e é filho de pai alemão e mãe brasileira. Aos 15 anos, ele optou por defender o Brasil e ser um dos primeiros patinadores do país, ajudou inclusive a desenhar os primeiros uniformes brasileiros da modalidade. Competiu entre 2015 e 2017 e ajudou o Brasil a retomar a filiação junto à União Internacional de Patinação (ISU, na sigla em inglês). Se afastou do esporte de alto rendimento para se dedicar à faculdade de química.

"Ele guardava os uniformes do Brasil em uma gaveta. Ele me dizia: "Quero voltar, nem que seja pra treinar crianças." O amor dele pelo esporte foi muito grande e o meu também, sempre junto, levando-o para todos os lugares. Sempre me dizia que voltaria, não voltaria como alto rendimento, mas tinha muitos projetos. Tinha muitos planos, infelizmente ele se foi. É uma perda muito grande", contou Fátima.
A mãe ainda contou que havia combinado com o filho de passar na casa dele para pegar roupas para lavar. Foi quando ela o encontrou sem vida.
"O encontramos no apartamento dele sem vida, no sofá. O laudo da perícia não indicou arrombamento nem nada assim. Ele estava deitado com fone de ouvido, por isso achei que ele não tinha me escutado quando cheguei. Me aproximei e percebi que estava sem vida, aparentemente sem nenhum ferimento. Achamos que foi um ataque cardíaco", disse ela.
A CBDG (Confederação Brasileira de Desportes no Gelo) divulgou nas redes sociais uma nota de pesar lamentando a morte de Gabriel.
"Em nome de toda a comunidade dos esportes no gelo, a CBDG se solidariza com seus familiares e amigos. O desporto brasileiro agradece seu memorável e importante legado, e lamenta a sua partida precoce. Descanse em paz!", afirmou a nota da CBDG.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Crise no Corinthians: Memphis Depay exige pagamento de valores atrasados

Campo Grande será sede da Copa Pantanal de patinação artística em 2026

Santos enfrenta Desportiva Ferroviária em amistoso nesta quinta-feira; saiba onde assistir

Paralímpiadas escolares acontece neste final de semana em Campo Grande

Com 9 vitórias em 10 jogos, Brasil enfrenta a Polônia pela Liga das Nações de Vôlei

Goleada! PSG atropela Real Madrid e vai à final do Mundial contra o Chelsea

Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, é condenado a um ano de prisão na Espanha

FFMS abre inscrições para Curso de Formação de Treinadores

Seleção brasileira feminina garante a classificação para a fase final da VNL
