Os clubes Premier League irão se reunir no dia 6 de junho, para fazer uma votação se a competição continuará usando o Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) na próxima temporada.
O VAR tem sido usado na competição inglesa desde de 2019. No entanto, a tecnologia gerou controvérsias com decisões erradas. Na temporada 23/24, erros vindos do árbitro de vídeo geraram críticas e levaram algumas equipes e torcedores a questionarem a integridade da competição.
A votação foi formalmente submetida pelo Wolverhampton, atual 13º colocado da Premier League. Por meio de um comunicado, o Wolves afirmou que a movimentação veio após a equipe fazer uma "cuidadosa consideração", e que está na hora da liga ter um "debate construtivo e crítico sobre o seu futuro" usando o VAR.
Para submeter o assunto para uma votação, o clube listou uma série de precauções que na visão deles, o VAR apresenta. Alguns são: impacto nas comemorações dos gols e na paixão espontânea que torna o futebol especial; frustração e confusão dentro dos estádios devido às demoradas verificações do VAR e à má comunicação; ambiente mais hostil com protestos, vaias ao hino da Premier League e gritos contra o VAR; ultrapassagem do propósito original do VAR de corrigir erros claros e óbvios, agora analisando excessivamente as decisões subjetivas e comprometendo a fluidez e integridade do jogo.
Todos os clubes da Premier League têm o direito constitucional de propor alterações nas regras. Mas para que qualquer proposta seja aceita, ela necessita ter a maioria de dois terços das equipes membros da competição.
A Inglaterra não seria o primeiro país da Europa a banir o VAR. Em abril, a Suécia se tornou a primeira nação do mundo a tirar o uso do dispositivo após uma retaliação feita pelas torcidas locais.
No Brasil, o caso encontrou oposição dos internautas. Um deles disse que “futebol sem VAR é retrocesso”. “Não existe mais futebol sem árbitro de vídeo, a realidade é essa, evita muitas injustiças nos jogos”, afirmou outro.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Bia Haddad crava 1ª vitória de 2026 em classificatório do WTA de Doha

FFMS firma parceria com Pantanal Esporte Clube para fortalecer futebol de amputados

Criado por amigos, time fecha parceria com FFMS para futebol para amputados

Atleta de Campo Grande é vice-campeã em estreia no ITF World Tour de Beach Tennis

Formada em MS, Val Lopes se torna referência nacional na arbitragem profissional do handebol

Bataguassu vira sobre o Corumbaense nos acréscimos e entra na briga pela liderança da Série A

Bolsa Atleta: interessados têm até 6 de fevereiro para fazer inscrição

Planejando há quatro anos, morador de MS acompanhará sua quarta Copa do Mundo

Campeonato sul-mato-grossense tem cinco jogos neste final de semana

Premier League pode banir o VAR (Reprodução)



