Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Esportes

Rio de Janeiro e Niterói oficializam candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031

Candidatura fluminense se beneficia da infraestrutura existente e experiência

03 dezembro 2024 - 15h39Carla Andréa, com ge

Nesta terça-feira (03), o Rio de Janeiro e Niterói formalizaram a intenção de serem as sedes dos Jogos Pan-Americanos de 2031.

As duas cidades entregaram uma carta ao COB (Comitê Olímpico do Brasil), colocando-se como postulantes para receber o evento esportivo. Antes disso, São Paulo já havia manifestado seu interesse, apresentando sua candidatura durante os Jogos Olímpicos Paris 2024, mas o comitê tem até 31 de janeiro de 2025 para decidir. 

O evento de oficialização aconteceu no Centro de Treinamento do COB, localizado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes os prefeitos da Capital, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves, além de Paulo Wanderley, presidente da instituição, e atletas da Seleção Brasileira.

A ideia de unir Rio e Niterói como sedes do Pan foi inicialmente discutida por Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, que abordou o tema em suas redes sociais no final de novembro. Na última semana, os prefeitos se reuniram com Neven Ilic, presidente da Panam Sports, responsável pela organização do evento, e outras autoridades locais, como os vice-prefeitos do município e do Rio e o secretário de Esportes carioca, Guilherme Schleder.

Neves também ressaltou a sustentabilidade dessa proposta, destacando que a divisão de custos entre as duas cidades permitirá um menor investimento do que os gastos com os Jogos Pan-Americanos de 2007 e as Olimpíadas de 2016.

Já Paes destacou que a vantagem das cidades fluminenses está na infraestrutura já existente, fruto de grandes eventos realizados no passado, como as Olimpíadas de 2016. Ele também mencionou a proposta de construir a Vila Olímpica na Zona Portuária, no Centro do Rio, com o objetivo de facilitar o transporte dos atletas até Niterói.

Após a escolha da sede brasileira, o Brasil enfrentará a concorrência de outros países, com a definição da cidade-sede do Pan de 2031 marcada para meados de 2025, durante a Assembleia Geral da Panam Sports, em Assunção, no Paraguai.

Até o momento, apenas Rio de Janeiro, Niterói e São Paulo manifestaram oficialmente o interesse em sediar os Jogos, mas outras cidades, como Buenos Aires e Assunção, podem entrar na disputa.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

FC Pantanal conquistou o título da temporada
Esportes
Com goleada de 29 a 0, FC Pantanal fatura Sul-Mato-Grossense Feminino
Operário conquistou mais um título na temporada
Esportes
Com gol de Cristiano Ronaldo, Operário conquista Sul-Mato-Grossense Sub-17
Brasil é campeão mundial de Futsal Feminino
Esportes
Brasil é campeão mundial de Futsal Feminino
Breno atuou na última temporada pelo Maracaju AC
Esportes
Vivendo os dois extremos, goleiro não esconde que futebol de MS 'precisa evoluir'
A BNPB alertou que o total de vítimas pode aumentar, já que socorristas ainda enfrentam dificuldades para acessar comunidades
Internacional
Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos
Partida acontece no estádio MetLife, às 19h (horário de Brasília)
Esportes
Brasil abre Copa do Mundo contra Marrocos no dia 13 de junho
Assembleia aconteceu na última segunda-feira
Esportes
Conselho do Operário-MS aprova SAF e IM Global Sports assume gestão do clube
Carlo Ancelotti, técnico do Brasil
Esportes
Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase
Amistoso inclusivo no Belmar Fidalgo reúne atletas e promove inclusão na Capital
Esportes
Amistoso inclusivo no Belmar Fidalgo reúne atletas e promove inclusão na Capital
Ação promocional é para as provas de 2026
Esportes
Meia Maratona na Capital abrirá inscrições gratuitas por 10 minutos para edição de 2026

Mais Lidas

Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica