Devido as fortes chuvas que vem caindo sobre Mato Grosso do Sul, a governadora em exercício Rose Modesto declarou situação de emergência em partes das áreas urbana e rural dos municípios de Amambai e Japorã. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial do Estado.
Com essa publicação já são 10 municípios em situação de emergência estadual. Além dessas duas cidades, foi homologada situação de emergência em Porto Murtinho, Coronel Sapucaia, Tacuru, Eldorado, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Sete Quedas e Iguatemi.
Rose levou em consideração a intensa precipitação pluviométrica registrada em dezembro de 2017, que causou diversos danos públicos e privados, em sua grande maioria na área rural. De acordo com a publicação, os prejuízos ultrapassaram a capacidade de resposta dos municípios afetados.
O decreto vale pelo prazo de 180 dias. Todos os órgãos estaduais estão autorizados a se mobilizar para atuar, sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), nas ações de resposta ao desastre e de reconstrução.
Em caso de risco iminente, autoridades administrativas e agentes da Defesa Civil podem entrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação.
O documento dispensa de licitação os contratos para adquirir bens necessários às atividades de resposta ao desastre, desde que possam ser concluídas em no máximo 180 consecutivos e ininterruptos.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Mega-Sena acumula outra vez e prêmio chega a R$ 130 milhões

Projeto de saúde mental transforma a rotina de reeducandos em Naviraí

A 'fézinha' ta em dia? Mega-Sena sorteia R$ 115 milhões neste sábado

Detran-MS alerta para golpe envolvendo o novo CNH do Brasil

Novo RG: Campo Grande tem 1 mil vagas diárias para emissão da identidade nacional

Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta

Gerente dos Correios é preso em flagrante por furto de mercadorias

Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes

Justiça de Paranaíba condena homem a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável





