Menu
Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Geral

A estação das chuvas está chegando e a Defesa Civil reforçar monitoramento em MS

Técnicos acompanham desde alertas nacionais ao nível da água nos rios do Estado, para minimizar o efeito de ocorrências climáticas à população.

15 novembro 2017 - 14h56Da redação com Assesoria

Considerado período crítico para a ocorrência de desastres naturais, a estação das chuvas em Mato Grosso do Sul fez a Defesa Civil dar início ao reforço no monitoramento dos 79 municípios. Desde o início do mês, são acompanhados diariamente tanto os alertas emitidos por órgãos oficiais quanto os índices pluviométricos e o nível de todos os rios do Estado.

“Nós estamos entrando num período crítico para efeito de Defesa Civil, um momento que estatisticamente nós temos um maior número de incidência de eventos adversos”, explica o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Isaías Ferreira Bittencourt, sobre a temporada que inicia neste mês e segue até fevereiro.

De acordo com ele, os eventos adversos mais comuns em MS nesse período são vendavais, chuvas intensas, inundações por conta do transbordamento dos rios e chuvas de granizo que normalmente acompanham as tempestades e vendavais causando danos.

O reforço do monitoramento é feito na sala de situação, na Governadoria, onde os técnicos da defesa acompanham diariamente alertas emitidos por órgãos como o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), ligado à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional.

Outras estações também servem de subsídio para embasar os alertas estaduais, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já os índices pluviométricos são medidos por estação meteorológica situada em Jaraguari, vinculada ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Nas regiões onde houve incidência de desastres, como no sul do Estado, a atenção é redobrada. “Esse é um momento importante para focar nas áreas de risco, onde já têm histórico de alagamento ou inundação com o transbordamento dos rios. A gente fazer aí o acionamento rápido dessas comunidades no caso de um alerta de transbordamento de rios”, detalha.

Em tempo real são acompanhados os níveis da água no leito dos rios, informação disponibilizada tanto pela Agência Nacional de Águas (ANA) quanto pela sala de situação virtual do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

“Fazemos um monitoramento nesse sentido repassando as informações compiladas para os municípios para evitar principalmente danos humanos e surpresas”, detalha Bittencourt. Além dos dados, a defesa estadual mantém equipe de prontidão para dar suporte aos municípios do interior quando se faz necessários.

O auxílio varia desde a entrega de ajuda humanitária ao apoio na preparação dos documentos necessários para decretar situação de emergência. Todas as medidas visam prioritariamente garantir a segurança da população, seguidas do apoio para recuperação das áreas atingidas.

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Outra novidade é que as famílias poderão acumular o Cuidar de Quem Cuida  com outros beneficios
Geral
Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS
O anúncio foi feito durante reunião na sede do Google, em São Paulo
Geral
MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio
Bilhetes da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado
Letícia foi atingida pelo ônibus a caminho da universidade
Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Justiça
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Adriane Lopes -
Saúde
Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega
Filho e pai -
Justiça
Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
Geral
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
A prisão foi efetuada pela Força Tática da 11ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar)
Polícia
Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"
Geral
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica