Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Geral

Acidentes com escorpiões já somam 33 casos em Três Lagoas

16 outubro 2016 - 12h21Da redação

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas registrou de janeiro até a última sexta-feira (14) 33 casos notificados por acidentes com escorpiões. São cerca de a 3,3 casos por mês. Segundo a imprensa local, o número já é maior que o ano passado onde foram registrados 23 acidentes por esses animais que, dependendo da espécie, pode levar a vítima à morte.

Foi o que aconteceu no dia 9 deste mês.  Jhenifer Kamily Garutti, de 10 anos, moradora de Brasilândia morreu poucas horas após ser picada por um escorpião. Segundo a mãe dela, Elizabeth dos Santos Garutti, a menina foi picada durante o banho, por volta das 20h. O escorpião saiu do ralo do banheiro. 

Assim que o fato ocorreu, Jhenifer foi levada ao hospital de Brasilândia, onde recebeu medicação e, logo em seguida, transferida para o Hospital Auxiliadora de Três Lagoas, onde morreu às 23h43. O acidente reacendeu a discussão sobre o aparecimento de escorpiões em Três Lagoas que, todo ano, em determinando período, registra muitas reclamações de moradores sobre o surgimento desses animais.

Moradores relataram que tem sido comum encontrar escorpiões em diversos bairros da cidade. Uma moradora do Jardim Planalto encontrou nesta semana um escorpião dentro de casa. “Tomem cuidado, gente! Olha o que apareceu na minha casa!”, alertou Luciane Oliveira Diogo, que postou a foto de um escorpião em seu perfil na rede social Facebook.

O responsável pelo Setor de Educação e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Garcia, disse que cresceu o número de acidentes com escorpiões em Três Lagoas. Informou que é comum o animal sair de ralos porque habitam em redes de esgoto. “Esses animais se alojam na rede de esgoto, onde tem fonte de alimento, que são as baratas. Lá ele tem um local protegido e há umidade”, explicou, ressaltando a necessidade dos ralos dos banheiros serem cobertos com telas.

Medicação

Mesmo o paciente tomando o soro antiescorpiônico, Fernando Garcia disse que o óbito não é descartado. “Muitas vezes é aplicada dosagem a mais de soro para combater o veneno, porque cada organismo reage de uma maneira”, explicou.

Nacionalmente, segundo Garcia, o soro não é produzido em grande quantidade. Ele disse que em Três Lagoas há o produto, mas desconhece a realidade de outros municípios do Estado. “Sabemos que é precária a produção do soro no Instituto Butantan. A produção em grande escala demora muito, porque a liberação do veneno do animal sai em gotinhas. Sabemos que no Brasil ocorre essa dificuldade de produção do soro”, esclareceu.

Casos

O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de mortes, principalmente de crianças.  Segundo Fernando, em Três Lagoas são encontradas várias especiais de escorpiões, inclusive o amarelo. “Principalmente na região central da cidade, onde há rede de esgoto. Esse animal também se aloja em entulhos e materiais de construção”, alertou.

Do total de acidentes com escorpiões, 51,5% foram com homens e 48,5% com mulheres. Segundo dados da secretaria, 75,8% dos casos ocorreram na zona urbana e 24,2% em sítios ou fazendas.

Animais peçonhentos  

Mas os acidentes na cidade não se restringem apenas ao escorpião. De janeiro deste ano até a última sexta-feira (14) a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas registrou 103 acidentes causados por animais peçonhentos (os que possuem capacidade para injeção de veneno). 

Desse total, 33 foram por escorpiões, 30 com abelhas, 21 com arraias, marimbondos, entre outros, 10 com serpentes, oito com aranhas e um com lagarta. No ano passado foram 79 casos. Sendo 29 por abelhas e 23 por escorpiões.

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Secretária de Fazenda participou da prova de 10 km
Geral
Apareceu! Secretária de Fazenda é flagrada em corrida de Bonito durante atestado médico
Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis
Justiça
Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis
Atheyde Nery
Geral
Athayde Nery assume cargo na Casa Civil
Caso foi atendido pela Defensoria Pública -
Justiça
Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS
Defensoria -
Justiça
STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS
Alírio Francisco do Carmo -
Justiça
Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/12/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/12/2025
Outra novidade é que as famílias poderão acumular o Cuidar de Quem Cuida  com outros beneficios
Geral
Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS
O anúncio foi feito durante reunião na sede do Google, em São Paulo
Geral
MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio
Bilhetes da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

Mais Lidas

Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica