Dois alunos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) estão concorrendo a um prêmio, por um Projeto Científico, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE nesta semana. Os dois jovens criaram um aplicativo que faz o sistema de mapeamento georreferenciado de focos do Aedes Aegypti e suas patologias.
Segundo o responsável pelo projeto, o professor de Computação do IFMS Jiyan Yari, seus alunos Zara Hiraoka Marks e Mateus Ragazzi Balbino, já tem uma publicação e no evento, que acontece na USP (Universidade de São Paulo), há várias premiações por área e geral.
“O mais importante dos prêmios é o credenciamento para ir aos EUA apresentar o Projeto na maior Feira Científica do Mundo, o INTEL-ISEF (International Science and Engineering Fair) patrocinado pela gigante mundial INTEL” destacou o professor.
O aplicativo ainda não está ativo na Capital, e segundo o professor eles já tentaram audiência com Secretário de Saúde e com o Prefeito, mas não conseguiram.
Mas o Prefeito de Água Clara procurou o grupo. “O prefeito de Água Clara nos procurou e nos levou até a cidade, fizemos reunião com o Prefeito e Secretário de Saúde e saímos a campo com Agentes de Saúde para testes e eles gostaram do resultado, na volta do teste a campo fomos informados pela Prefeitura que querem implantar o sistema lá, mas como estamos em um Congresso aqui na USP em São Paulo, quando retornarmos iremos iniciar o processo de implantação lá” contou Jiyan.
O aplicativo MapAedes

O aplicativo mede a incidência de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O MapAedes foi criado para permitir o mapeamento de larvas, mosquito e as doenças relacionadas em tempo real pelas agências de saúde de forma georreferenciada, fornecendo informações, consultas, relatórios e gráficos que permitem um planejamento mais organizado no controle do vetor e na prevenção de suas consequências.
Os dois jovens explicam como o aplicativo funcionará:
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte







