A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e consumo de três produtos no Brasil: o azeite extra virgem Ouro Negro, o Sal do Himalaia moído da marca Kinino e o Chá do Milagre.
As medidas foram publicadas nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial da União.
O azeite Ouro Negro teve a venda suspensa devido à origem desconhecida e à desclassificação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Além disso, no rótulo consta que ele é importado pela Intralogística Distribuidora Concept Ltda., cuja inscrição no CNPJ está suspensa na Receita Federal.
Já o Sal do Himalaia Kinino teve 13 lotes recolhidos voluntariamente pela própria fabricante, a H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda., após laudos do Instituto Adolfo Lutz identificarem teor de iodo abaixo do permitido pela legislação.
O iodo é essencial para prevenir bócio e problemas de desenvolvimento fetal durante a gestação. Os lotes afetados possuem validade até março de 2027 e estão identificados como MAR 257 1 a MAR 257 13.
O Chá do Milagre, também chamado de Pó do Milagre, foi proibido por composição e classificação desconhecidas, além de irregularidades na divulgação nas redes sociais, que associavam o produto a benefícios terapêuticos não permitidos para alimentos, como emagrecimento, tratamento da ansiedade, prevenção de câncer e estimulante sexual.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/12/2025

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado


Imagem ilustrativa (Freepik)



