Para que o curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) tenha continuidade, a Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira (27), uma audiência pública para debater o assunto com a instituição, acadêmicos e professores.
O deputado estadual João Grandão (PT), propositor da audiência, elaborou uma Carta Aberta em Defesa da Educação do Campo, que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), Senado Federal, Câmara dos Deputados e várias instituições de Educação. “Queremos chamar a atenção para a importância da Política Pública de Educação do Campo. Respeitando a realidade orçamentária existente hoje, vamos lutar pela continuidade do curso. Entendendo a capacidade de gestão da UFMS, vamos encaminhar este documento como forma de alerta para a não paralisação e acreditamos na sensibilidade dos senadores e deputados federais para que seja reposto o orçamento voltado para o curso”, destacou o parlamentar.
O Governo Federal, por meio do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), possibilitou a disponibilização e transferência direta de recursos financeiros junto às instituições conveniadas que atuam com a proposta pedagógica de formação por alternância.
A diretora da Faculdade de Educação da UFMS, Ordália Almeida, garantiu que o curso não será fechado, mas será reorganizado, já que não houve mais o repasse para as despesas realizadas com transporte, hospedagem e alimentação de alunos e professores desde 2017.
De acordo com a diretora, em 2013 foi elaborado o curso para receber 150 alunos, no ano seguinte, foi efetivado, com o ingresso de 86 acadêmicos. Em 2015, a segunda turma iniciou-se com 143 estudantes. “Em 2014, o MEC encaminhou à UFMS o valor de R$ 1,2 milhão. Em 2015, foram liberados 795 mil e, em 2016, aconteceu o último repasse , equivalente a R$ 270 mil. Desde o ano passado, com recursos próprios, a universidade tem mantido as atividades das duas turmas matriculadas”, esclareceu.
Ordália explicou ainda que a universidade pretende tornar regular e permanente o curso de Licenciatura em Educação do Campo. “Esse curso foi concebido num formato com recursos próprios. Como não existem mais estes repasses via MEC, vamos fazer uma readequação. Institucionalizar o curso requer uma reorganização. Ações estão sendo desencadeadas para que o curso de Licenciatura em Educação do Campo esteja na matriz orçamentária da UFMS. São alunos como todos os outros, não queremos diferenças. A nossa luta tem sido levar a educação em todos os espaços e regiões do Estado de Mato Grosso do Sul”, afirmou a diretora.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TJMS aumenta pena de homem que matou cachorra da ex-companheira em Campo Grande

População sofre com longa espera por exame cardÃaco, e investigação é aberta na Capital

Pena de Christian sobe e mãe de Sophia é apontada como culpada, mas tem pena reduzida

VÃdeo mostra execução a tiros e correria generalizada em adega lotada no Jd. Vida Nova

PM prende traficantes e fecha 'biqueira' no Jardim Los Angeles, em Campo Grande

Justiça barra recurso e acusado de tentativa de feminicÃdio vai a júri em Campo Grande

Brasil e BolÃvia discutem integração energética e logÃstica com impacto para Mato Grosso do Sul

Tio-avô é condenado a mais de 16 anos de prisão por estupro de menina em Batayporã

Receita Federal anuncia regras para declaração do IR 2026







