A sobrecarga nos serviços de saúde em municípios de fronteira com Paraguai e Bolívia motivou a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) a pedir ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a retomada do programa SIS Fronteiras e a reorganização da gestão da região.
Prefeitos relatam que cidades de 8 a 12 mil habitantes chegam a realizar mais de 30 mil atendimentos por mês, muitos para estrangeiros que buscam o SUS. “O orçamento municipal fica comprometido, prejudicando investimentos em educação e infraestrutura”, explica Thalles Tomazelli, presidente da Assomasul.
Paralisado há anos, o SIS Fronteiras deveria apoiar financeiramente e tecnicamente os serviços de saúde nas regiões de fronteira. A Assomasul solicita a retomada dos repasses e a reorganização do atendimento transfronteiriço.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia a iniciativa, reforçando a pauta junto ao Governo Federal e ampliando sua projeção nacional.
O tema também foi levado à Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e à Comissão Intergestores Bipartite (CIB/MS), em busca de solução conjunta entre União, Estado e municípios. Para Tomazelli, o retorno do programa é urgente: “Essas cidades atendem quem precisa, mas não podem arcar sozinhas com uma demanda nacional. O Mato Grosso do Sul é estratégico, e essa política precisa voltar a funcionar.”
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS

STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS

Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/12/2025

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS


Foto: SAAB 



