Acontecerá no dia 5 de julho, na Câmara Municipal de Campo Grande, uma audiência pública para tratar de impasses no atendimento e manutenção de UPAs, UBSs e UBSFs, na capital.
A audiência foi proposta pelo vereador André Salineiro, presidente da Comissão Permanente de Legislação Participativa. Segundo o vereador, o objetivo é discutir soluções para problemas que são relatados pelos usuários do sistema todos os dias.
A intenção é reunir diversas pessoas e autoridades envolvidas no tema para debater e pensar medidas que apontem para uma solução. “Da maneira que está não dá para ficar. Precisamos começar por uma fiscalização mais rígida sobre a escala de plantão dos médicos, mas também ver o que ocorre, de fato, para termos chegado nesse caos que está a saúde e pensarmos em solução definitiva e não medidas paliativas”, comenta o vereador.
Salineiro propôs que a prefeitura retomasse o terceiro turno nos postos de saúde, implantado em gestão passada, mas o projeto foi vetado pelo Executivo. O veto ainda será votado na Câmara Municipal. E apesar da negativa da prefeitura, os vereadores acreditam que o atendimento estendido pode aliviar a demandas das UPAs e facilitar o atendimento a usuários que trabalham em período integral.
“Muitas vezes, a pessoa fica passando mal porque sabe que vai ter que faltar ao serviço para ir ao posto, vai esperar para marcar, depois vai esperar para ser atendido e acaba ficando mais doente, termina na fila da UPA, que está cheia de pessoas na mesma situação”, argumenta Salineiro, que se reuniu com o secretário de Saúde, Marcelo Vilela, na semana passada, pedindo providências para diversas reclamações sobre UPAs e postos, que foram relatadas por moradores e constatadas em visitas feitas pelo vereador.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável

Acusado de homicídio por espancamento em Campo Grande é condenado a 10 anos de prisão

TJ vê inconsistências em versões e absolve homem condenado por estupro em Ivinhema

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Acusado de homicídio por espancamento é julgado hoje em júri popular na Capital

'Rapidinha' de R$ 100 termina em calote e agressão contra mulher em Maracaju

Polícia Militar atende ocorrência de cão vítima de escalpelamento em Nova Alvorada do Sul

Denúncia aponta que terreno 'abandonado' no Centro tem até família de lobinhos

Carro funerário de Bandeirantes é flagrado transportando cocaína no DF

UPA Leblon na tarde dessa segunda-feira (3) (Reprodução/ Cameras da Saúde)


