Acontecerá no dia 5 de julho, na Câmara Municipal de Campo Grande, uma audiência pública para tratar de impasses no atendimento e manutenção de UPAs, UBSs e UBSFs, na capital.
A audiência foi proposta pelo vereador André Salineiro, presidente da Comissão Permanente de Legislação Participativa. Segundo o vereador, o objetivo é discutir soluções para problemas que são relatados pelos usuários do sistema todos os dias.
A intenção é reunir diversas pessoas e autoridades envolvidas no tema para debater e pensar medidas que apontem para uma solução. “Da maneira que está não dá para ficar. Precisamos começar por uma fiscalização mais rígida sobre a escala de plantão dos médicos, mas também ver o que ocorre, de fato, para termos chegado nesse caos que está a saúde e pensarmos em solução definitiva e não medidas paliativas”, comenta o vereador.
Salineiro propôs que a prefeitura retomasse o terceiro turno nos postos de saúde, implantado em gestão passada, mas o projeto foi vetado pelo Executivo. O veto ainda será votado na Câmara Municipal. E apesar da negativa da prefeitura, os vereadores acreditam que o atendimento estendido pode aliviar a demandas das UPAs e facilitar o atendimento a usuários que trabalham em período integral.
“Muitas vezes, a pessoa fica passando mal porque sabe que vai ter que faltar ao serviço para ir ao posto, vai esperar para marcar, depois vai esperar para ser atendido e acaba ficando mais doente, termina na fila da UPA, que está cheia de pessoas na mesma situação”, argumenta Salineiro, que se reuniu com o secretário de Saúde, Marcelo Vilela, na semana passada, pedindo providências para diversas reclamações sobre UPAs e postos, que foram relatadas por moradores e constatadas em visitas feitas pelo vereador.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Na edição de julho, Café com Negócios debate papel estratégico da indústria em MS

Pai de estudante acusado de matar corredora questiona obrigação de pagar pensão

TJ mantém "Frescura" preso após destacar risco de nova atuação criminosa

Dia da Pizza: Ação da Bella Capri que beneficia instituições encerra edição na Capital

Casa de Cultura é mais uma opção para a programação de férias na Capital

Juiz torna réu homem acusado de matar o próprio pai a facadas em Campo Grande

Defesa contesta dolo e tenta impedir que estudante vá a júri por atropelamento fatal

TJ derruba decisão de juíza e manda devolver Porsche envolvido em acidente fatal

MPMS cobra comitê e plano de proteção à infância em Nova Andradina
