Menu
Menu
Busca segunda, 09 de junho de 2025
Geral

Auxílio Brasil: Mato Grosso do Sul tem resultado acima da média no programa

O Estado conquistou a média de 79,4% em relação aos serviços prestados, considerando ser 70%

01 março 2023 - 17h40Brenda Leitte, com Gov MS

Mato Grosso do Sul ficou acima da média nacional no que compete às ações ligadas ao setor saúde do Programa Auxilio Brasil – que visa atender famílias em situação de vulnerabilidade. O Estado conquistou a média de 79,4% em relação aos serviços prestados dentro do programa, considerando que a média nacional, referente ao ano de 2022, ficou em 78,8%. A média pactuada com as unidades federativas e o Ministério da Saúde é de 70%.

O Programa Auxílio Brasil integra várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda quando realiza a transferência direta e indireta de renda destinada às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País.

Assim, dentro do setor saúde, há o acompanhamento semestral dos beneficiários sendo a obrigatório para o público feminino, gestantes e crianças de 0 a 7 anos, masculino e feminino, onde os acompanhamentos são realizados por meio da medição de peso e altura e mais a apresentação da carteira de vacinação em dia.

Segundo a gerente estadual de Alimentação e Nutrição, Maria Aparecida de Almeida Cruz, o índice alcançado foi o melhor da série histórica de acompanhamento. “Isto significa que quanto maior o percentual mais famílias receberão o benefício. Agora, aqueles que deixaram de fazer o acompanhamento, correm o risco de ter o benefício suspenso, bloqueado e logo depois cancelado. Por isso, a importância de seguir todas as orientações do programa”.

Maria Aparecida ainda lembra que o índice também é importante tanto para o Estado quanto para os municípios. “Há o IGD (Incentivo de Gestão Descentralizada) que é calculado em cima do percentual de acompanhamento tanto da Saúde, Educação e da Assistência Social. Então, este incentivo vem para dar suporte ao Estado e aos municípios quanto a execução do programa. Com ele é possível obter materiais educativos e realizar visitas técnicas e supervisão. E o mais importante, significa menor quantitativo de famílias vivendo em situação de insegurança alimentar em nosso Estado”.

As ações ligadas ao Programa Auxilio Brasil ajudam fortalecer a Atenção Primária em Saúde do Estado. “O acompanhamento presente da pesagem, vacina e do pré-natal faz com que se crie um vínculo entre a família e a equipe de saúde. Com isto, é possível oferecer os demais serviços existentes dentro da Atenção Primária em Saúde a estas famílias”.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Situação rara: sem casos para julgar, juiz dispensa 25 jurados do Tribunal do Júri
Justiça
Situação rara: sem casos para julgar, juiz dispensa 25 jurados do Tribunal do Júri
Partidos pedem revisão de decisão do TRE-MS favorável a Adriane Lopes
Política
Partidos pedem revisão de decisão do TRE-MS favorável a Adriane Lopes
Fórum de Campo Grande
Justiça
Estudantes de nível superior podem se inscrever para estágio remunerado no TJMS
Governador Eduardo Riedel e Adriane Lopes, prefeita de Campo Grande
Geral
Pesquisa divulga avaliação de Riedel e Adriane
TJMS regulamenta juiz das garantias em quatro regiões do estado
Justiça
TJMS regulamenta juiz das garantias em quatro regiões do estado
A ação ocorreu dentro do Projeto Lupa -
Polícia
Centro de Triagem Anísio Lima passa por inspeção do MPMS
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 9/6/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 9/6/2025
Bienal começa dia 13 de junho
Geral
Bienal do Livro do Rio começa no dia 13 com proposta imersiva
Biancardi confirmou o casamento com Neymar
Geral
'Casamos no papel', revela Biancardi ao falar de relação com Neymar
Hugo e Rubia
Interior
STF rejeita embargos e mantém Rúbia presa por morte brutal do ex em Sete Quedas

Mais Lidas

Imane Khelif, da Argélia, foi campeã olímpica em Paris
Esportes
Federação de boxe suspende boxeadora iraniana com teste para comprovar gênero; entenda
O golpe aplicado por instrutor que deixou Jack Greener tetraplégico
Internacional
Aluno que ficou tetraplégico em aula de jiu-jitsu será indenizado em R$ 315 milhões
Daniel Alves
Esportes
Santos recusa contratação de Daniel Alves, mesmo com apelo por reencontro com Neymar
Thauana não resistiu aos ferimentos do acidente
Interior
Morre em Aquidauana, mulher envolvida em acidente com empresário na BR-262