O Bioparque Pantanal recebeu nesta semana o selo internacional “Ouro” em sustentabilidade, concedido pelo programa Good Travel Seal, da fundação holandesa Green Destinations. A entrega ocorreu em solenidade no auditório do complexo, reunindo autoridades, parceiros e colaboradores.
A certificação destaca o Bioparque entre os principais destinos sustentáveis do planeta. O processo incluiu auditoria com avaliação de 60 critérios distribuídos em dez áreas, como governança, preservação ambiental, bem-estar social, inclusão, acessibilidade, energia, gestão de resíduos e comunicação com o visitante.
Para o vice-governador José Carlos Barbosa, o reconhecimento internacional reforça o impacto positivo do empreendimento. “As pessoas que chegam aqui não buscam apenas visitar um equipamento turístico. Elas precisam se sentir acolhidas. Brasileiros e estrangeiros saem daqui levando emoção e amor, algo que você, Maria Fernanda, transborda. Esse selo coloca o Bioparque em outro patamar”, afirmou.
A diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, dedicou a conquista às equipes. “Cada critério avaliado traduz o compromisso diário de mãos e corações, times que acreditam que sustentabilidade não é conceito, mas prática. Recebemos essa certificação com imenso orgulho, mas conscientes de que ela é também uma lição contínua: inspirar outros empreendimentos, destinos e pessoas a seguirem esse caminho que transforma, inclui e educa”, destacou.
A certificação foi viabilizada pelo Sistema Comércio MS. O presidente da Fecomércio, Edison Araújo, ressaltou a importância da sustentabilidade para o desenvolvimento do turismo estadual. “Temos riquezas naturais incalculáveis, mas para transformar esse potencial em prosperidade duradoura precisamos de excelência. Não podemos falar de turismo sem falar de sustentabilidade. Este é o cerne do trabalho do Sistema Comércio, por meio do Senac MS e em parceria com a Green Destinations e a cooperação alemã, com quem construímos uma jornada sólida”, afirmou.
O evento também marcou o avanço de Mato Grosso do Sul como referência nacional em turismo sustentável. Além do Bioparque, receberam certificação a Estância Mimosa, Recanto Ecológico Rio da Prata, Lagoa Misteriosa, Restaurante-Escola Terradaságuas (Senac), Estrela do Formoso e Parque Ecológico Rio Formoso. Foi anunciado ainda o início do processo de certificação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
A solenidade contou com palestra do especialista Thiago Akira, que abordou como práticas sustentáveis se tornam diferencial competitivo no setor turístico.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/12/2025

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado


A certificação foi viabilizada pelo Sistema Comércio MS (Foto: Bruno Rezende)



