Menu
Menu
Busca sábado, 18 de maio de 2024
TJMS Maio24
Geral

Boletos do IPVA são entregues mais cedo para o contribuinte se planejar

O tributo vence somente em 31 de janeiro de 2018, tanto para pagamento à vista quanto parcelado.

12 dezembro 2017 - 08h32Da redação com Assessoria

O Governo do Estado já está enviando pelo correios aos contribuintes de Mato Grosso do Sul os boletos do IPVA. O objetivo é dar oportunidade aos contribuintes de se planejarem financeiramente.

A Sefaz reforça que em caso de dúvidas, a autenticidade dos boletos pode ser conferida por meio da página da Sefaz ou ainda junto às Agencias Fazendárias (Agenfas) espalhadas em todo o Estado.

A guia do IPVA 2018 continua impressa em preto e branco e em formato único, independentemente da opção do contribuinte de pagar à vista ou em até cinco vezes. A intenção é simplificar o processo e facilitar o entendimento do valor por parte do proprietário de veículo automotor.

Conforme dados da Sefaz, ao todo foram lançados 1.006.449 carnês, que somam uma expectativa de arrecadação avaliada em R$ 698 milhões.

Alíquotas

A alíquota do IPVA em Mato Grosso do Sul é de 5% sobre o valor venal do veículo. Por determinação do governador Reinaldo Azambuja, está mantido o desconto de 30% na alíquota de 5%, fazendo com que a cobrança – para veículos automotores – seja reduzida para 3,5% sobre o valor venal, conforme tabela elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Os percentuais aplicados são os mesmos praticados no ano de 2016 e 2017, ou seja, não houve aumento por parte do Governo. Assim, a alíquota para automóvel (carro de passeio), camionete, camioneta de uso misto e utilitário é de 3,5%. Para ciclomotor, motocicleta, triciclo, quadriciclo, caminhão com qualquer capacidade de carga, ônibus ou micro-ônibus para transporte coletivo de passageiros, as alíquotas são de 2%.

Para automóveis de oito lugares movidos a diesel, a alíquota fica em 4,5%. No caso dos frotistas – que possuem mais de 30 veículos – a alíquota é de 1,5% para motos; 2% para automóveis, carros de passeio e utilitários; 3% para automóveis de oito lugares movidos a diesel; e 1% para caminhões e ônibus.

No caso dos frotistas – que possuem mais de 30 veículos – a alíquota é de 1,5% para motos; 2% para automóveis, carros de passeio e utilitários; 3% para automóveis de oito lugares movidos a diesel; e 1% para caminhões e ônibus.

Cabe destacar ainda que carro, caminhão com qualquer capacidade de carga, ônibus e micro-ônibus para transporte coletivo de passageiros, caminhoneta, caminhoneta de uso misto e utilitário e veículos com capacidade de até oito pessoas (excluído o condutor) mantêm a isenção total no 1º ano. As motos mantêm 50% de isenção, também no 1º ano.

Contas em dia

Para quem tem débitos atrasados do IPVA, o Governo informa que segue até sexta-feira (15), o prazo para os contribuintes que pretendem colocar as contas em dia por meio do Programa de Regularização Fiscal do Estado (Refis). Essa é a primeira vez na história de Mato Grosso do Sul que o tributo entra no programa.

A inclusão foi determinada pelo governador Reinaldo Azambuja com o objetivo de dar oportunidade a todos os contribuintes, que por motivo de força maior, não puderam quitar o débito. Estão sendo concedidos abatimentos de até 90% nas multas e juros. Especificamente são duas opções: em até duas parcelas mensais com redução de 90% da multa e juros; de três a seis parcelas com abatimento de 75% da multa e juros incidentes sobre o débito.

O IPVA é um imposto estadual pago anualmente por proprietários de veículos automotores, dos quais são exigidos emplacamento, seja automóvel, motocicleta, aeronave ou embarcações. Do total arrecadado, 50% cabe ao Estado e 50% ao município onde ocorreu o emplacamento.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Criança é resgatada de apartamento em chamas em Farroupilha
Geral
JD1TV: Menino de 6 anos é resgatado de apartamento em chamas
SOS Rio Grande do Sul: TCE promove campanha para ajudar vítimas das chuvas
Geral
SOS Rio Grande do Sul: TCE promove campanha para ajudar vítimas das chuvas
Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul
Geral
Inscrições para estágio e residência jurídica na PGE-MS seguem até terça-feira
Novo prédio inaugurado no início do mês de maio
Geral
Procon-MS suspende atendimentos por telefone temporariamente
Rio Grande do Sul apresenta plano para reconstrução do estado
Geral
Rio Grande do Sul apresenta plano para reconstrução do estado
Bruno Mars fará 14 shows no Brasil
Geral
Bruno Mars anuncia mais shows pelo Brasil e novas datas no DF e RJ
Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul
Geral
Inscrições para o concurso do Imasul encerram no dia 20 de maio
Assistentes educacionais inclusivos aprovados em processo seletivo são convocados
Geral
Assistentes educacionais inclusivos aprovados em processo seletivo são convocados
STF; justiça
Justiça
STF julga assédio judicial contra jornalistas
Defensoria de MS envia à Assembleia, proposta de reajuste salarial de servidores
Geral
Defensoria de MS envia à Assembleia, proposta de reajuste salarial de servidores

Mais Lidas

Conhecido como 'Fumaça', Ricardo Vera, era muito conhecido no mundo do crime
Polícia
Corpo encontrado com pés e mãos amarradas e amordaçado é identificado
Área externa do Pires ficou completamente destruída
Cidade
JD1TV: Incêndio destrói parte de supermercado no São Jorge da Lagoa
Rose Modesto
Política
"Não tivemos essa conversa", diz Rose sobre André ser vice
Ele teria sido visto passando alucinado por um posto de combustíveis dizendo que queria matá-lo
Polícia
Homem é encontrado morto em matagal de Ribas do Rio Pardo