O Prefeito Marquinhos Trad entregou nesta quinta-feira (26) certificados para os Agentes de Combate às Endemias, Agentes de Saúde Pública e Guardas de Endemias, lotados na CCEV. Os 300 agentes participaram do curso de formação e capacitação para trabalharem de sensibilização em ações: Violência Contra a Mulher, Lei Maria da Penha e seu Impacto Social. O curso foi realizado entre os dias 11 e 21 de outubro de 2017.
O curso foi realizado entre a Subsecretaria de Políticas para a Mulher de Campo Grande (Semu) e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais – CCEV.
A Subsecretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semu), Carla Stephanini agradeceu o espaço cedido da Igreja Verbo da Vida e destacou que o curso tem como principal objetivo de promover ações em saúde do trabalhador para os servidores com vistas à prevenção da violência contra a mulher e a fornecer subsídios para que os servidores possam realizar orientações e encaminhamentos em caso de violência doméstica e familiar contra a mulher.
“Durante o curso foram trabalhados com os agentes de saúde os temas: Relações sociais de gênero, tipos de violência contra a mulher, ciclo da violência, Lei Maria da Penha e os serviços existentes para o atendimento à mulher em situação de violência, com ênfase na divulgação da Casa da Mulher Brasileira”.
Para o prefeito Marquinhos Trad o objetivo do curso é preservar a família e a valorização da mulher que tem um importante papel na sociedade. “Este trabalho da Secretaria da Mulher e da Secretaria de Saúde é fundamental levar informações as mulheres sobre seus direitos. A qualificação profissional tem sido constante em nossa administração. Esta é uma ação que amplia o conhecimento dos agentes de saúde que tem trabalhado para a vida saudável de nossa população”.
O Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Vilela agradeceu o empenho dos agentes de saúde que participaram do curso e destaca a parceria com a Subsecretaria da Mulher. “Nós trabalhamos com uma política participativa dos funcionários e com os agentes de saúde não é diferente. Sempre estamos ouvindo as sugestões e pondo em prática, e dessa forma os serviços chegam a população com qualidade”, diz Marcelo.
Para o coordenador do Centro de Controle e Endemias e Vetores (CCEV), Eliasze Guimarães os trabalhos dos agentes de saúde é uma extensão dos trabalhos da Secretaria de Saúde. “Este curso visa a proteção da mulher e os agentes de saúde são as melhores pessoas para levarem as mensagem e informar as mulheres de seus direitos”.
A agente de saúde Maria Conceição Fernandes disse que o curso fortalece a conscientização dos servidores com relação a prevenção e proteção das mulheres. “Vamos trabalhar com respeito às famílias e se for preciso vamos sugerir que as mulheres busquem seus direitos quando precisarem. Nosso principal objetivo é que as famílias vivam em harmonia e em paz”, finaliza.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte







