Após um megavazamentos de dados no Brasil e a oportunidades que criminosos acharam para aplicar golpes, utilizando informações reais como nome completo, CPF, endereço e até dados bancários, os Cartórios de Protesto reforçam o alerta à população.
Golpistas chegam a criar boletos falsos e intimações de protesto que parecem legítimos, inclusive com rúbrica, mas são totalmente fraudulentos. Os documentos simulam notificações de Cartórios, cobranças judiciais e taxas associativas inexistentes. Muitas vezes, os golpistas usam brasões da República, nomes de instituições falsas e contatos de outros estados para dar uma aparência oficial à fraude documental.
Segundo Daniel Emílio Fontana Fries, presidente dos Cartórios de Protesto de MS, é fundamental redobrar a atenção ao pagar boletos neste período. "Os criminosos se aproveitam da grande circulação de boletos e da pressa das pessoas para aplicar golpes. É essencial verificar a origem do documento antes de efetuar qualquer pagamento."
Os Cartórios de Protesto e a Anoreg/MS (Associação dos Notários e Registradores do Brasil MS) recomendam os seguintes cuidados:
- Confira sempre os dados do beneficiário antes de pagar qualquer boleto.
- Não clique em links recebidos por e-mail, SMS ou redes sociais que prometem descontos ou renegociações.
- Acesse diretamente os canais oficiais dos Cartórios ou instituições financeiras.
- Em caso de intimação, confirme a veracidade da dívida pelo site www.pesquisaprotesto.com.br ou entre em contato com o Cartório de Protesto da sua cidade pelo número (67) 3326-3712.
- Lembre-se: por lei, o devedor tem até três dias úteis para quitar o valor após a intimação. Golpistas costumam exigir pagamento imediato.
- Os Cartórios não enviam boletos por WhatsApp ou redes sociais. Toda comunicação oficial é feita por meios seguros e identificáveis.
Em caso de tentativa de golpe, a melhor atitude é registrar um boletim de ocorrência. O crime é estelionato e precisa ser denunciado para que as autoridades possam investigar e combater essas quadrilhas.
Para mais informações, acesse:
www.protestoms.org.br
www.pesquisaprotesto.com.br
Cartórios de MS Anoreg/MS
Deixe seu Comentário
Leia Também

Detran-MS alerta para golpe envolvendo o novo CNH do Brasil

Novo RG: Campo Grande tem 1 mil vagas diárias para emissão da identidade nacional

Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta

Gerente dos Correios é preso em flagrante por furto de mercadorias

Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes

Justiça de Paranaíba condena homem a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável

Trabalho escravo e tráfico de pessoas fazem Justiça registrar alta histórica em 2025

TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável

Acusado de homicídio por espancamento em Campo Grande é condenado a 10 anos de prisão






