Praticidade no dia a dia, economia de papéis e rapidez nos serviços. Com essa proposta, o Crea Ágil, novo Portal de Serviços do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS), foi lançado na última terça-feira (9), em Campo Grande. Autoridades, conselheiros, presidentes de entidades e profissionais prestigiaram a solenidade, conduzida pelo presidente do órgão, eng. agr. Dirson Freitag.
Em funcionamento desde o dia 1º de agosto, o Crea Ágil é a nova plataforma de solicitações de serviços e de emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Receituário Agronômico. “É mais um passo em direção ao futuro do Conselho, que não pode ficar alheio à revolução digital pela qual atravessamos”, destacou Dirson. O novo sistema transforma a forma como os profissionais interagem com o órgão, já que virtualiza boa parte dos serviços que antes eram feitos de forma presencial.
Dentre as funcionalidades já implantadas estão a emissão de ART imediata e pelo celular, o acompanhamento em tempo de real de solicitações de processos e visto de pessoa física e jurídica, emissão de segunda via de boletos, renegociação de débitos de anuidade, solicitação de Registro de Atestado e Certidão de Acervo Técnico imediata e solicitação de Registro de Atestado.
O Crea Ágil, segundo Dirson, é parte de um projeto que agrega ao Crea-MS um melhor atendimento às necessidades dos profissionais e da sociedade. A gestão liderada pelo engenheiro agrônomo gira em torno de quatro eixos: governança corporativa, profissionalização da gestão, imagem institucional e excelência na prestação de serviços. Para atingir as propostas englobadas em cada eixo, o Crea-MS treina e capacita os funcionários, bem como já modernizou a frota de veículos de fiscalização e adquiriu novos equipamentos tecnológicos. “O Crea Ágil é a evolução do Crea-MS, que traz junto todos os profissionais registrados”, pontuou.
Na cerimônia, o vice-reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), eng. agr. Laercio Carvalho, falou sobre as características do sistema, como o acesso facilitado pela internet, inclusive, pelo celular. “Esse é o caminho dos órgãos públicos, de diminuir a utilização de papéis em direção a um mundo mais sustentável. O Crea-MS está no rumo certo”.
O secretário de Estado de Agricultura Familiar, eng. agr. Fernando Lamas, parabenizou o Crea-MS pelo avanço. “Não temos dúvidas de que o Crea-MS está atento às transformações que passa a sociedade e atento às necessidades dos profissionais. Trago o reconhecimento público do Governo do Estado pelo nível de excelência que o Conselho atingiu”, enfatizou.
O diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados, eng. civil e de segurança do trabalho Ahmad Hassan “Mito” Gebara, elogiou a iniciativa e disse acreditar que a inovação irá “melhorar a arrecadação”, bem como está em conformidade com a Resolução n° 1.025 do Confea, que determina as regras para emissão de ART. “Saímos na frente”, afirmou Mito sobre o pioneirismo do Crea-MS.
O professor da Unigran, eng. civil Rubens Di Dio, representou o prefeito de Dourados Murilo Zauith na solenidade e a reitora da Unigran, Rosa Maria D’Amato De Déa. “Fico feliz, pois acredito que esse sistema é um legado para o futuro”, destacou. Já o eng. agrimensor Humberto César Mota Maciel, superintendente do Incra, parabenizou o Crea-MS, pela busca da agilidade no dia a dia dos profissionais.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS







