Menu
Menu
Busca terça, 10 de fevereiro de 2026
Geral

Com a proposta de incentivar a literatura, Semed lança Clube de Leitura Arlequim

13 maio 2017 - 16h48Assessoria de Imprensa

Mistura de temas, linguagens e o incentivo à livre manifestação do espírito artístico. Esta é a proposta do projeto “Clube de Leitura Arlequim”, lançado neste sábado no Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação. Coordenado pela Divisão de Educação e Diversidade da Semed, o objetivo é fortalecer a disciplina “Iniciação aos Estudos Literários”.

O “Arlequim” vai trabalhar com professores das escolas que aderirem ao projeto, promovendo a leitura de obras produzidas por autores sul-mato-grossenses, como Manoel de Barros, Augusto Cezar Proença, Raquel Naveira, Flora Tomé, Theresa Hilcar e Hélio Serejo. Serão, também, promovidos diálogos com diversos autores da literatura brasileira.

A equipe de coordenação do projeto explica que é importante trabalhar a leitura além dos livros didáticos, focando também as obras literárias, que nem sempre fazem parte da organização curricular.

“A literatura provoca debates, exercícios interpretativos, e, acima de tudo, proporciona um encontro com a humanidade. Por isso precisa ser respeitada e considerada no processo educativo. É preciso ampliar seu tempo e espaço nas aulas da base comum do currículo”, ressalta a técnica Adriana Cercarioli.

E essa proposta de aguçar a curiosidade já começa pelo nome do projeto. Adriana explica que o personagem Arlequim, que tem origem na literatura italiana, mas também presente no folclore brasileiro,carrega uma personalidade provocadora e inquieta, mas também humanista,  elementos que permeiam as obras literárias.

Na apresentação do projeto, os educadores inscritos puderam desfrutar, na prática, a proposta do Clube de Leitura. Em uma dinâmica, todos foram convidados a brincar com bolhas de sabão, ao som da versão musicada do poema “Bolhas”, de Cecília Meireles.

Direcionado aos alunos das escolas do campo e as unidades que tem a EJA – Educação de Jovens e Adultos – neste início o projeto já deve atender média 1,5 mil alunos e a expectativa é que todas as oito escolas do campo e as 20 que contam com o EJA integrem o Clube de Leitura Arlequim.

A organização será dividida em três formas de roteiros: Leitura Amiga, Leitura em Casa e Leitura em Rede. A adaptação desse roteiro será feita pelo próprio professor da unidade escolar.

Após a sequência dos roteiros será registrada uma trajetória por meio de um memorial do aluno e do professor intitulado “Casa da Palavra”. Nesse instrumento, ambos poderão descrever as experiências proporcionadas pelas leituras e produções escritas propostas.

Ao final do trabalho, os professores adotarão, como elemento de avaliação, o “Memorial Casa da Palavra”, um portfólio que reunirá os registros da trajetória do projeto.

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

O reajuste fou publicado hoje
Geral
Pedágios da Way ficam mais caros a partir de amanhã em MS; confira
Desembargador Dorival Renato Pavan
Justiça
"Eivado de absoluta ilegalidade", diz presidente do TJ ao barrar alta do IPTU na Capital
Faca usada no crime - Foto: Reprodução / Processo
Justiça
Justiça condena 'Mano' a 10 anos de prisão por homicídio brutal no Noroeste
Campanha do Vini Jr, divulgada em todas as capitais do Brasil
Geral
Lei autoriza alertas contra racismo em eventos culturais e esportivos
Alexandre Magno Benites de Lacerda - Foto: Álvaro Botelho (Secom/CNMP)
Justiça
Promotor do MPMS toma posse no Conselho Nacional do Ministério Público
Reprodução /
Polícia
VÍDEO: Guarda municipal flagrado agredindo suspeito em Campo Grande é demitido
Santa Casa de Campo Grande
Saúde
Promotoria atua para garantir presença de pais durante internação de crianças na Santa Casa
Carnaval na Esplanada
Transparência
Prefeitura libera R$ 170 mil para bancar o Carnaval de rua em Campo Grande
Imagem ilustrativa
Justiça
Filho de babá que abusava de crianças em Naviraí é condenado a 31 anos de prisão
Fachada UPA
Justiça
Adriane apela ao TJ para cobrar IPTU mais caro e fala em risco de desabastecimento na saúde

Mais Lidas

Lucas Bitencourt em visita a Escola João de Paula Ribeiro
Educação
Kits escolares não chegam a todos e prefeitura joga entrega para após o Carnaval
Gislaine Esther Lubas Moreira Moura
Geral
Morre a advogada e professora Gislaine Moura
Imagem ilustrativa
Polícia
Menina de 2 anos é embebedada e socorrida com traumatismo craniano na Capital
Hugo Motta e seu antecessor e padrinho, Arthur Lira
Política
Gastos da Câmara com diárias disparam e sobem 78% em um ano