Menu
Menu
Busca sexta, 30 de janeiro de 2026
Geral

Com “Diálogos de Inovação”, Fiems e Senai vão discutir indústria do futuro

Após sete encontros, será apresentado o painel “MS - Indústria para o Futuro”

24 setembro 2017 - 11h58Da redação com assessoria

Inspirar, mobilizar e capacitar empresários, empreendedores e a sociedade para pensar na indústria de Mato Grosso do Sul pelos próximos 20 anos. Esse é o objetivo do projeto “Diálogos de Inovação”, lançado na tarde da última sexta-feira (22) pela Fiems e Senai durante coletiva de imprensa realizada no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS). 

Com um formato inovador, representantes da indústria do Estado e especialistas de renome nacional participarão de oito encontros para discutir inovações e tecnologias para desenvolver e elevar a indústria sul-mato-grossense à vanguarda do setor. O primeiro encontro será na próxima quarta-feira (27/09), quando, na sede da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil no Estado), a jurista Cristiana Maria Fortini Pinto e Silva falará sobre PPPs (Parcerias Público-Privadas) como alternativas ao atual modelo econômico.

Após sete encontros, será apresentado o painel “MS - Indústria para o Futuro”. “Os palestrantes e debatedores são pessoas que têm condições técnicas de embasar esse trabalho concebido para pensar a indústria do futuro e, no fim, esperamos ter condições de criar ações concretas e oportunidades para as empresas, em parceria com o poder público e sociedade em geral”, comentou o presidente da Fiems, Sérgio Longen, sobre como surgiu a iniciativa. 

A cada encontro, 20 empresários do Estado serão selecionados para discutir presencialmente um tema específico com o palestrante convidado (e serão orientados a baixar um aplicativo do evento para, enquanto assistem à apresentação, possam acompanhar outras informações e fazer perguntas), enquanto outros 80 poderão interagir online. Todos os eventos serão transmitidos gratuitamente via Youtube e outras redes sociais da Fiems e Senai, e serão abertos à população em geral, porém, sem a possibilidade de interação, enquanto as palestras serão realizadas em oito diferentes locais, sempre relacionados ao tema exposto. 

Responsável pela concepção e organização do evento, o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, falou sobre o conceito inovador do evento em si. “Trouxemos um ambiente para favorecer essa discussão e, por meio dela, trazer para o nosso Estado a cultura da inovação”, disse. “O Senai no seu dia a dia já atua com tecnologia e inovação e, por meio do contato com as indústrias e seus diversos segmentos, percebemos alguns gargalos e temas ainda muito mistificados e que, apesar de estarem presentes, ainda representam algumas barreiras que precisam ser discutidas”, acrescentou.

Diálogos de Inovação

Após a palestra sobre as PPPs, a série de encontros continua com o tema “Cidades Inteligentes”, apresentado pelo doutor em design e arquitetura Caio Vassão, enquanto, logo depois, a discussão será sobre “Internet das Coisas”, com o mestre em business Administration Reinaldo Lorenzato. O ciclo segue com a apresentação do doutor em tecnologia alimentar Miguel Cerqueira, que falará sobre “Nanotecnologia”. Em seguida, o tema “Educação” será debatido pela mestra em Instructional Desing and Media e membro da ABED (Associação Brasileira de Ensino à Distância) Cristiana Assumpção. 

“Comportamento coletivo” será o tema da palestrante Martha Gabriel, mestra em Educação Executiva em Inovação e Neurociênia, e o doutor em Economia Aplicada Aristides Monteiro Neto falará sobre “Desenvolvimento Local e as Indústrias”. Para encerrar a série de encontros, o evento “Webinar”, no auditório da Casa da Indústria, contará com a participação online de todos os sete palestrantes e terá a intermediação do apresentador da Globo News e Canal Futura, Ronaldo Lemos, quando será apresentado o painel “MS - Indústria para o futuro” e todos os participantes poderão dar sua contribuição final.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Senado Federal - Foto: Andressa Anholete
Política
Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta
Agência dos Correios
Justiça
Gerente dos Correios é preso em flagrante por furto de mercadorias
Instituto Mirim de Campo Grande - Foto: Reprodução / PREFCG
Cidade
Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes
Imagem Ilustrativa
Interior
Justiça de Paranaíba condena homem a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável
Fiscal do Ministério do Trabalho - Divulgação / MTE
Brasil
Trabalho escravo e tráfico de pessoas fazem Justiça registrar alta histórica em 2025
TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável
Justiça
TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável
Caso aconteceu durante a madrugada
Justiça
Acusado de homicídio por espancamento em Campo Grande é condenado a 10 anos de prisão
Menina sofria violência sexual -
Interior
TJ vê inconsistências em versões e absolve homem condenado por estupro em Ivinhema
Marcos Marcello Trad -
Justiça
Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público
Caso aconteceu durante a madrugada
Justiça
Acusado de homicídio por espancamento é julgado hoje em júri popular na Capital

Mais Lidas

Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Carro desviou de buraco e atingiu o motociclista
Trânsito
AGORA: Motorista desvia de buraco, atinge moto e mata motociclista no Jardim Seminário
Foto: Ilustrativa / MrDm / Freepik
Comportamento
Pesquisa aponta que mulheres preferem homens com pênis maiores
Polícia Militar atendeu a ocorrência
Polícia
AGORA: Homem é morto com tiro na cabeça no Jardim Centro Oeste