Três alunos e três professores de escolas estaduais de Mato Grosso do Sul foram premiados, nesta sexta-feira (9), com tablets dados pelo concurso “Desenho Verbal da Imagem – Homenagem a Manoel de Barros no Centenário do seu Nascimento”, que homenageou os 100 anos do poeta que fez história no Estado. A premiação ocorreu na sala de reuniões da governadoria, com a presença do governador Reinaldo Azambuja.
Lançada no início das comemorações do centenário de Manoel (20/09), o concurso de desenhos teve como tema o poema do escritor: “O menino que carregava água na peneira”. Puderam participar somente estudantes do ensino médio das escolas estaduais, que tinham que produzir um desenho a partir da obra de Manoel de Barros.
O primeiro lugar ficou com Waysllan Celestrino Machado Coth, aluno do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor José Pereira Lins, de Dourados; a segunda colocação foi para Leonardo Duarte da Silva, do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Nova Itamarati, que fica no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã; o 3º lugar foi conquistado pela estudante Carolini Duarte Silva, do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Eldorado, de Eldorado.
“Desenhar sempre foi uma diversão para mim, é o que eu amo fazer. Participar desse concurso em homenagem ao Manoel de Barros e ganhar um prêmio foi um prazer”, falou Leonardo, o segundo colocado. O secretário estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, destacou a importância do concurso: “um processo que envolveu 47 escolas participantes e diversos alunos e professores”. Para ele, “Manoel, poeta falado e propagado pelo mundo inteiro, merece essa e outras homenagens”.
Os 30 desenhos que mais se aproximaram da poética de Manoel de Barros vão participar ainda de uma exposição a ser realizada no Marco – Museu de Arte Contemporânea, a programar.
Durante a premiação houve a apresentação do Coral Colibri da Escola Especial Colibri, mantida pela Grupo Vozes Especiais. Também na cerimônia, o governador Reinaldo Azambuja foi presenteado pelo secretário Athayde Nery com uma gravura do Manoel de Barros, feita pelo artista Ique. O evento ainda contou com a presença da secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS








