Estão abertas, até o dia 15 de março, as inscrições para o 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU), entidade que reúne operadores postais de 191 países. O objetivo do concurso é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, dar expansão à criatividade de seu pensamento e despertar o gosto pela escrita.
O tema deste ano - Ano Internacional de Cooperação pela Água - é "Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso". Podem participar, por meio de suas escolas, estudantes de até 15 anos, da rede pública e privada de ensino do país.
Regras
As redações apresentadas deverão ser cartas argumentativas recentes e inéditas. As cartas argumentativas (do gênero textual carta e do tipo textual argumentativa) deverão ser apresentadas em forma de carta internacional, ou seja, começar por forma de tratamento pessoal como Caro/Cara, Prezado/Prezada, Querido/Querida, incluindo o endereço do destinatário e do remetente e terminar com uma assinatura.
Os textos devem ser escritos de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul e preferencialmente na folha pautada específica do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas, em língua portuguesa, relacionadas estritamente ao tema fixado, contendo o máximo de 800 palavras.
Premiação
A realização do concurso no Brasil fica a cargo dos Correios e é desenvolvida em quatro fases: escolar, estadual, nacional e internacional. Serão premiados os três primeiros colocados nas etapas estaduais, o primeiro colocado da etapa nacional e os três primeiros colocados na etapa internacional.
Os alunos e escolas vencedores receberão como prêmio TVs de LED, tablets e câmeras digitais. A redação do vencedor nacional representará o país na etapa internacional, que será realizada na Suíça. O Brasil já venceu a fase internacional, que acontece desde 1972, em três oportunidades. Apenas a China, que tem cinco medalhas de ouro, está à frente dos brasileiros.
O resultado do concurso será divulgado no final de abril.
Fazem parte da comissão julgadora nacional os Ministérios da Educação, das Comunicações e do Meio Ambiente, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Universidade de Brasília, além de integrantes dos Correios.
Acesse aqui o regulamento completo do 42° Concurso Internacional de Redação de Cartas.
Concurso
O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediado em Berna – Suíça, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.
Os Correios participam, voluntariamente, pois o concurso está alinhado a um dos objetivos do Milênio que é “Educação Básica de Qualidade para Todos” da Organização das Nações Unidas (ONU). Além do incentivo à educação, para os Correios, o concurso deve promover o incentivo à leitura e produção textual.
Via Portal Brasil
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


Ajudar no estreitamento das relações de amizade internacionais é um dos objetivos do concurso. 



