Via Agência Brasil
O republicano Donald Trump e o democrata Bernie Sanders ganharam ontem (9) as primárias de New Hampshire, uma etapa importante da corrida eleitoral norte-americana para a escolha do presidente dos Estados Unidos. As eleições norte-americanas ocorrerão em novembro deste ano. Antes, porém, os candidatos lutam, em eleições primárias ou em assembleias, para serem escolhidos pelos partidos.
Nas primárias dessa terça-feira, o bilionário Donald Trump ficou com 34% dos votos dos republicanos, mais do que o dobro do pré-candidato John Kasich, governador de Ohio, que alcançou 16%. Em terceiro lugar, com 12%, ficou o senador do Texas Ted Cruz.
Pelo lado democrata, o senador Bernie Sanders ganhou 60% dos votos, enquanto a ex-secretária de Estado Hillary Clinton ficou com 39%.
As primárias de New Hampshire constituem a primeira de uma série de eleições – com urnas e votos secretos - que visam a escolher os delegados que vão votar nas convenções nacionais partidárias. Antes das primárias de New Hampshire houve o caucus de Iowa. Os caucuses – ou assembleias - também fazem parte etapa prévia que visa a escolher os delegados que vão votar por cada partido. Até as convenções nacionais partidárias, que ocorrerão em junho, haverá várias primárias e assembleias (caucuses) em todo o país.
Segundo o professor da Universidade de San Diego (California) Casey Dominguez, um candidato democrata precisa ganhar os votos de pelo menos 2.383 delegados. No total, a convenção nacional do partido terá 4.764 delegados. Já o candidato republicano precisa ser homologado por pelo menos 1.237 delegados, de um total de 2.472 delegados do partido. “Portanto, é muito cedo para saber qual candidato será escolhido por cada partido”, disse o professor.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS








