Menu
Menu
Busca terça, 08 de julho de 2025
Geral

Congresso na OAB/MS reúne processualistas de renome internacional

16 junho 2018 - 13h14Da redação

Com mais de 500 participantes, o I Congresso Internacional ADPMS-ABDPro de Direito Processual lotou a Ordem dos Advogados do Brasil, Secional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) na última semana. O Congresso aconteceu nosdia 7 e 8 de junho e encerramento foi marcado por uma mesa de debates com os renomados Glauco Gumerato e Adolfo Alvarado Velloso.

A mesa de abertura da solenidade foi composta pelo Presidente da OAB?MS, Mansour Elias Karmouche; o Presidente da Academia de Direito Processual (ADPMS) e Conselheiro Estadual da OABMS, Marcos Zborowski Pollon; o Presidente da Associação Brasileira de Direito Processual, Eduardo José da Fonseca Costa; Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Desembargador Julizar Barbosa Trindade; o Diretor-Tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS), Cesar Palumbo; o Vice-Presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA), Marcelo Radaelli da Silva; e o Vice-Diretor da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (EJUD), Des. Odemilson Roberto Castro.

Marcos Pollon abriu os trabalhos falando sobre a criação da Academia.  “A Academia de Direito Processual nasceu de um desejo muito forte de muitos anos de se criar um documento para o desenvolvimento científico do pensamento jurídico processual em MS”, disse agradecendo os apoiadores e convidando os presentes interessados para fazer parte da Academia.

O Presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche cumprimentou a mesa e destacou a satisfação da OAB em receber o evento. “É um orgulho sediar um evento dessa natureza. A Ordem dos Advogados do Brasil tem esse papel, de fazer o entrelaçamento, fazer com que as instituições tenham objetivos em comum. Nosso foco é atingir o jurisdicionado, tanto os advogados, procuradores, defensores, juízes e promotores, todos têm um só objetivo que é prestar serviço para a sociedade. A OAB tem papel fundamental de fomentar a cultura para toda a comunidade jurídica. Eu louvo aqui a Academia de Direito Processual, tanto a de Mato Grosso do Sul, como a brasileira. Tenho certeza que sairemos aqui muito maior do que quando chegamos”, enfatizou.

O evento contou ainda com palestras de Diego Crevelin (Cooperação Processual); Lúcio Delfino (Precedentes e sua Superação); Georges Abboud (IRDR); Marcos Araujo Cavalcanti (Agravo de Instrumento); Carmen Nery (Negócio processual).

O encerramento levou dois processualistas de renome para a mesa de debates. Glauco Gumerato, Diretor de Relações Internacionais da ABDPro e Vice-Presidente para o Brasil do IPDP e o Professor Adolfo Alvarado Velloso, autor de vários livros na área.

Os Advogados Guilherme Ferreira, Marcos Castro, Marco Antonio Pissurno e Luis Marcelo Giummarrresi foram os debatedores em mesa presidida pelo Desembargador Ruy Celso Florence.

Glauco Gumerato agradeceu o convite feito pela Academia de Direito Processual de MS e parabenizou a organização pelo sucesso do evento. “Eu acho que o evento foi muitíssimo proveitoso e de êxito total. Vieram pessoas aqui de várias partes do país, juristas que tem entre si não apenas o estudo do processo do Direito Processual, mas um centro de apoio essencial que é vislumbrar o Direito Processual, o fenômeno processual como algo de conotação democrática”.

O Presidente da ADP/MS, Marcos Pollon, falou sobre a palestra do Professor Adolfo Alvarado Velloso. “O ápice do evento foi a palestra do Professor Alvarado, de um conteúdo tão rico que os presentes se emocionaram com o tamanho do conhecimento de um senhor de mais de 80 anos e sua vitalidade para expor a matéria”.

Alvarado Velloso foi integrado a Academia de Direito Processual com membro emérito, pesquisador que no decorrer de sua carreira prestou relevantes serviços ao Direito Processual internacional.

“O evento foi um sucesso. Todas as palestras mantiveram-se lotadas. Temas de extrema relevância e debates de altíssimo nível. Nossa expectativa é que o evento melhore cada vez mais e aconteça todo ano, e que assim o Direito Processual se desenvolva em Mato Grosso do Sul”, concluiu agradecendo os membros da Academia pelo sucesso e a Diretoria da OAB/MS pelo apoio para realização do evento.

O evento teve apoio da CAAMS, ESA/MS, Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (EJUD) e Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

Reportar Erro
Sebrae Encontro de Lideres

Deixe seu Comentário

Leia Também

Patrícia Derenusson Nelli Margatto Nunes -
Interior
TCE determina que ex-prefeita de Iguatemi devolva R$ 776 mil por contrato irregular
Mega-sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 28 milhões nesta terça-feira
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/7/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/7/2025
Gilmar Mendes, Ministro do STF e organizador do Fórum de Lisboa e João Paulo Lacerda à direita da imagem
Geral
João Paulo Lacerda, advogado administrativo, representa MS no Fórum de Lisboa
Por sorte, apenas danos materiais foram registrados no acidente
Cidade
Número de sinistros de trânsito cresce ano após ano em Campo Grande
Foto: Patrícia Belarmino/HRMS
Geral
Atendimento domiciliar do HRMS é alternativa para desafogar leitos
Imagem da urna eleitoral eletrônica
Interior
Justiça Eleitoral anula votos do MDB em Paranhos por fraude à cota de gênero
José Ricardo foi morto pelo enteado após uma discussão
Cidade
Justiça mantém prisão de acusado de matar padrasto a tiros em Campo Grande
Homicídio ocorrido dentro de veículo na Capital -
Justiça
Investigação sobre execução de presidiário em Campo Grande é arquivada
Veículo do Conselho Tutelar - Foto: Ilustrativa -
Interior
Promotoria instaura procedimento para fiscalizar atuação do Conselho Tutelar de Figueirão

Mais Lidas

Rapaz é executado com 15 tiros e requintes de crueldade no Jardim Centenário
Polícia
Rapaz é executado com 15 tiros e requintes de crueldade no Jardim Centenário
Alfredo Henrique foi preso em flagrante
Interior
JD1TV: 'Perdoei meu irmão, porque minha mãe perdoaria', desabafa jovem após morte de Michely
Depac Cepol, em Campo Grande, onde o caso foi registrado
Polícia
Pais encontram filho morto dentro de casa após estranhar sumiço na Vila Margarida
O caso aconteceu em Campo Grande
Cidade
Lanche com escargot? Campo-grandense recebe lanche com caramujo de restaurante no Caiobá