Nesta terça-feira (17), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), firmou convênio com Instituto Nacional do Seguro Social. Com o consórcio, os advogados que precisarem requerer seus benefícios poderão fazê-lo diretamente em sua subseção, que servirá como agência do INSS. A medida passa a ter efeito dentro do prazo de 60 dias.
Para o Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, essa parceria significa uma conquista em prol da sociedade. “A advocacia é única entidade que é capaz de fazer a defesa do cidadão. A partir do momento que ela participa do processo, de forma transparente, ela dá mais credibilidade a todos os processos perante ao INSS. Todos os benefícios poderão ser requeridos hoje diretamente através das Subsecções da Ordem, o que facilitará e agilizará todo o trabalho que é desenvolvido em prol do cidadão”, explicou.
"Esse acordo de cooperação firmado entre a OAB/MS e as Gerências Executivas do INSS de Campo Grande e Dourados, abrangendo todos os Municípios do Estado, é de extrema importância para a advocacia e sociedade sul-mato-grossense, haja vista que constitui valoroso instrumento profissional para o advogado e, via de consequência, poderosa ferramenta para o exercício da cidadania”, enfatizou o Secretário-Geral da OAB/MS, Marco Aurélio Rocha.
Ainda de acordo com Marco, “a cooperação facilitará sobremaneira o acesso ao benefício previdenciário ou assistencial, além de contribuir para a celeridade e duração razoável do procedimento administrativo".
Estiveram presentes na reunião o Superintendente Regional Norte/Centro-Oeste do INSS, André Fidelis; o Superintendente do INSS em Campo Grande, Joaquim Cândido Teodoro de Carvalho; e o Superintendente do INSS em Dourados, Francisco Carlos da Silva.
“São entidades e instituições que se juntam que dão as mãos em prol do cidadão sul-mato-grossense. É um momento histórico, onde o acordo de cooperação técnica entre INSS junto com OAB faz com que o cidadão tenha dignidade. É uma conquista para a sociedade“, frisou André Fidelis.
De acordo com o Superintendente do INSS em Dourados, “todos saem ganhando com essa parceria, não só o INSS e os advogados, como a sociedade. Vai ser muito importante para a categoria dos advogados e dos segurados de todo o Estado que vão ganhar opções melhores para fazer seus requerimentos”, citou.
“É um momento histórico importante. Poucos países no mundo tem uma Previdência tão eficiente e atuante. Como esse trabalho digital que está sendo implantado, facilitando o acesso a Previdência, só temos a ganhar”, concluiu o Procurador Federal, Augusto Dias Diniz.
Também participaram da reunião representantes do INSS e da Advocacia-Geral da União (AGU).
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte







