O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul pede cuidado no manuseio de fogos de artifício, comuns nas comemorações de réveillon. Para que a diversão não se transforme em transtorno, o tenente Alex Fernandes comenta que os cuidados devem começar ainda na hora da compra.
“É importante procurar um local que esteja devidamente autorizado a comercializar este tipo de produto. Não é recomendado que as pessoas comprem de ambulantes ou clandestinamente, até porque comprando clandestinamente, o consumidor não terá acesso as dicas e orientações sobre o produto no rótulo. Verifique a data de validade, se estiver vencido não compre.”
Os bombeiros recomendam observar o local onde os fogos serão soltos. Os espaços devem ser abertos, longe de fios de alta tensão. É necessário também manter distância mínima de 30 metros de edificações, veículos, pessoas ou animais.
Outro alerta é sobre a forma de utilização do artefato. Conforme o tenente, o excesso de confiança pode ser um ponto negativo. “Nós não recomendamos que as pessoas soltem fogos com as mãos, existem suportes próprios para isso. Além de queimaduras qualquer explosivo pode causar ferimentos graves como laceração ou mutilação”
Ainda segundo o bombeiro Alex Fernandes é preciso cuidado caso os fogos venham a falhar. “Se por acaso o artefato falhar espere alguns segundos, jogue água no pavio e tenha certeza que esteja apagado para aí sim se aproximar”.
Para orientações e ocorrências, o Corpo de Bombeiros atende pelo número 193. As equipes ficam à disposição 24 horas por dia.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS








