Menu
Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Geral

Corpo de Bombeiros dá dicas de segurança para o Carnaval

Buscando garantir a segurança dos foliões a corporação irá fazer vistoria e ficalização nos locais de festa

12 fevereiro 2018 - 08h41Da redação com Assessoria

Durante o feriado o Corpo de Bombeiros estará realizando a “Operação Carnaval 2018” com objetivo de vistoriar e fiscalizar locais onde houver festas, como clubes sociais, ruas, avenidas e balneários, para prevenir eventuais acidentes.

A fiscalização é fundamental na prevenção e orientações de medidas de segurança nos pontos de festa, além de evitar que possíveis tragédias ocorram.

Nos clubes sociais, existe a necessidade de certificação para que o evento transcorra seguindo todas as exigências técnicas. Se o local já possuir o certificado, serão verificadas as alterações que serão promovidas no que couber.

Nas ruas, avenidas e outros pontos de folia serão verificados as condições de segurança de estrutura de palcos e arquibancadas, assim como dos camarotes, som e iluminação.

Mas para que os foliões possam curtir a festa sem preocupações a corporação divulgou dicas importantes para segurança.

Se for viajar, antes de sair de casa

• Feche os registros de água e gás para evitar inundações e incêndio;

• Retire os eletrodomésticos da tomada e desligue o chuveiro elétrico, isso evita que os equipamentos queimem em alterações de tensões.

Na estrada

• Antes de pegar a estrada, faça uma revisão do veículo. Repor a água do radiador e para-brisa, verificar o óleo e fazer a calibragem dos pneus (inclusive do estepe) são procedimentos necessários;

•Use o cinto de segurança e exija que os outros passageiros também usem, não ultrapasse o limite de velocidade da pista e respeite a sinalização;

•Se estiver com sono, pare o carro em um local seguro próximo a um posto policial, posto de serviços ou em algum hotel para descansar;

• Não se arrisque em ultrapassagens. Em estradas, elas geralmente são mais perigosas do que na cidade – até para motoristas experientes.

Carnaval e blocos de rua

• Se levar seus filhos com você, esteja atento para não os perder de vista, identifique-os com pulseiras ou crachás plastificados contendo seu nome e seu telefone;

• É importante manter a criança hidratada;

• Em aglomerações, mantenha crianças sob constante vigilância;

• Se encontrar uma criança perdida verifique se ela está com uma pulseira de identificação com os telefones dos responsáveis para contatá-los; se não, leve-a a um posto do Corpo de Bombeiros Militar ou da Polícia Militar;

• Crianças não devem ser colocadas em cima de trios elétricos.

Em Boates, clubes e afins

• Informe-se sobre a localização das saídas de emergência;

• Mantenha as crianças próximas, carregando-as no colo ou pelas mãos;

• Procure sempre sair do recinto de forma ordenada, respeitando a ordem de saída;

• Procure sempre por locais onde haja o Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Obs: Caso observe alguma irregularidade, informe o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone de emergência: 193.

Balneários, rios e piscinas

• Alimente-se com moderação, prefira comidas leves e evite o excesso de bebida alcoólica;

• Procure sempre um local com segurança de guarda-vidas.

• Sempre que for nadar, avise um parente sobre o local para onde está indo e a hora programada para retorno;

• Crianças não devem brincar em piscina sem a supervisão de um adulto. Mas não as deixe sob cuidados de pessoas estranhas;

• As crianças não devem brincar de empurrar, dar “caldo” dentro da água ou simular que estão se afogando;

• Não permaneça perto de embarcações;

• Cuidado com o limo nas pedras ele pode fazer você escorregar e cair na água;

• Nunca mergulhe de cabeça em locais com profundidade desconhecida.

Em caso de afogamento

Se você for a vítima

• Mantenha a calma e não lute contra a força e correnteza da água. Guarde suas forças para flutuar e tente acenar por socorro. É menos desgastante e produz maior efeito;

• Só grite se realmente alguém puder lhe ouvir, caso contrário, você estará se cansando e acelerando o afogamento;

• Coloque os pés à frente e a barriga para cima e direcione o braço de forma a usá-lo como um leme, desta forma a própria correnteza o levará a margem.

Se for socorrer alguém se afogando

• Analise os riscos e tome cuidado para não se tornar mais uma vítima;

• Chame por ajuda e jogue qualquer material de flutuação ao afogado (garrafa pet vazia tampada, tampa de isopor, bola, etc.);

• Deixe primeiro que a vítima se agarre ao objeto e fique segura. Só então tente puxá-la para a área seca, com ajuda de galhos, corda, ou outro material.

Os Bombeiros destacam como mais importante é que em situações de emergência é importante que a corporação seja acionada para isso basta ligar 193.

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Outra novidade é que as famílias poderão acumular o Cuidar de Quem Cuida  com outros beneficios
Geral
Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS
O anúncio foi feito durante reunião na sede do Google, em São Paulo
Geral
MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio
Bilhetes da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado
Letícia foi atingida pelo ônibus a caminho da universidade
Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Justiça
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Adriane Lopes -
Saúde
Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega
Filho e pai -
Justiça
Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
Geral
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
A prisão foi efetuada pela Força Tática da 11ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar)
Polícia
Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"
Geral
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica