Devido às chuvas intensas que estão caindo sobre Mato Grosso do Sul desde o final do ano passado, 19 municípios do Estado declararam situação de emergências. Coxim foi a última vítima das chuvas intensas. De acordo com o decreto emitido pela Defesa Civil já são contabilizados danos nas áreas urbana e rural do município.
A publicação foi feita pela prefeitura no dia nove deste mês, mas comunicada somente na segunda-feira (22) à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MS) quando passou a constar oficialmente no Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2ID).
Até o momento, estão oficializados decretos municipais de emergência em Coronel Sapucaia, Deodápolis, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Japorã, Eldorado, Miranda, Rio Verde de Mato Grosso, Bataguassu, Porto Murtinho, Sete Quedas, Tacuru, Iguatemi, Mundo Novo, Amambai, Bela Vista, Antônio João e Coxim.
A maioria deles foi feita com base em chuvas intensas, mas há registros também em decorrência de vendaval, enxurradas e alagamento. Várias das ocorrências são relacionadas ao início do período das chuvas, ainda no ano passado.
Nesta semana, equipes da Defesa Civil farão visitas técnicas em mais sete municípios para avaliar os estragos provocados pelas chuvas: Mundo Novo, Antônio João, Caracol, Santa Rita do Pardo, Bela Vista, Corguinho e Brasilândia.
Coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Isaías Ferreira Bittencourt explica que as visitas técnicas são feitas não somente para averiguar os estragos, mas também com o intuito de identificar se eles atendem aos pré-requisitos descritos em normativa nacional como tendo sido efetivamente provocados por desastres naturais.
Apoio para reconstrução
Na manhã de segunda-feira, o coordenador estadual da Defesa se reuniu com equipe da prefeitura de Amambai para tratar da situação do município. Assim como Porto Murtinho, ele terá a situação de emergência homologada via parecer no Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres com o intuito de buscar recursos federais para a reconstrução dos locais afetados.
Em outros sete municípios, o Estado publicou decreto estadual de emergência ratificando o do município com o intuito de enviar recursos e suporte da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) para recuperação estradas, pontes e acessos. São eles: Coronel Sapucaia, Tacuru, Eldorado, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Sete Quedas e Iguatemi.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Novo RG: Campo Grande tem 1 mil vagas diárias para emissão da identidade nacional

Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta

Gerente dos Correios é preso em flagrante por furto de mercadorias

Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes

Justiça de Paranaíba condena homem a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável

Trabalho escravo e tráfico de pessoas fazem Justiça registrar alta histórica em 2025

TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável

Acusado de homicídio por espancamento em Campo Grande é condenado a 10 anos de prisão

TJ vê inconsistências em versões e absolve homem condenado por estupro em Ivinhema





