Cuba está abarrotada com homenagens oficiais ao ex-presidente Fidel Castro às vésperas de seu aniversário de 90 anos no sábado, em um momento em que seus simpatizantes e lideranças do país começam a mirar além do legado da figura que fundou o Estado comunista.
Por toda a Havana se veem cartazes e bandeiras onde está escrito "Obrigado, Fidel", e outdoors citam suas frases mais conhecidas, enquanto os meios de comunicação estatais publicam várias histórias sobre o homem que derrotou um ditador apoiado pelos Estados Unidos em 1959 e governou Cuba por quase meio século.
Milhões de pessoas devem assistir aos shows nas ruas durante o fim de semana em honra a Fidel, que é venerado por muitos por ter libertado Cuba da dominação norte-americana e por ter concedido acesso universal gratuito à saúde e educação, mas é odiado por outros por seu prolongado domínio sobre a ilha.
"Fidel é um exemplo a ser seguido no mundo inteiro. É uma personalidade muito importante por todas as coisas que organizou e fez por nosso país", disse Yoelmis Mengana, um comerciante, enquanto visitava uma exposição de fotos de Fidel no Hotel Nacional de Havana.
As celebrações de seu aniversário remontam a uma época em que "O Comandante" nacionalizou a economia e o governo, mas Cuba mudou desde que o irmão de Fidel, o presidente Raúl Castro, assumiu oficialmente o poder em 2008.
O caçula dos Castro, de 85 anos, promoveu uma distensão com os EUA, "o eterno inimigo", e impulsionou reformas orientadas ao mercado na economia de estilo soviético. Em comentários público, Fidel deu um apoio moderado a seu irmão.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS


Fidel Castro completa 90 anos hoje (Reprodução)




