Menu
Busca domingo, 25 de julho de 2021
(67) 99647-9098
Senai - EAD_senai_graduação
Geral

Curso mostra a importância da participação paterna durante a gestação

No curso, o casal participa de palestras sobre gestação e primeiros cuidados com o bebê para pais e mães

11 fevereiro 2019 - 18h16Da redação com assessoria

O primeiro curso de 2019 do programa de prevenção “Casal Grávido” aconteceu na manhã do último sábado (9) na Cassems em Campo Grande e Dourados. O programa foi criado em 2011 e tem como objetivo proporcionar atenção, esclarecimentos e instruções para o casal sobre o desenvolvimento saudável do bebê desde o útero. Os cursos também buscam prevenir os principais problemas que possam aparecer por meio de palestras e aulas práticas com profissionais das áreas relacionadas à saúde do bebê e da mãe.

O curso começa com uma sessão de terapia craniossacral, técnica manual que utiliza o sistema craniossacral para aliviar dores e disfunções, com a terapeuta Sonia Mani Menabreaz, que explica que a prática contribui com as mudanças físicas, emocionais e hormonais que procedem à gravidez. “A craniossacral ajuda a aliviar as dores, além de ser relaxante. Para o bebê, diminui as cólicas e o refluxo. A intenção da terapia é fazer o casal parar para gestar, relaxar e se dar conta do que está acontecendo”.

Sonia Menabreaz também ressalta a importância da figura paterna no processo da gestação e explica que a terapia crânio-sacral contribui com a conexão entre o casal. “Os homens chegam com um pé atrás e saem conectados com a mulher, com o bebê e com ele mesmo. Tem homem que chora, se abre para essa coisa que é a gravidez. O homem é incentivado a ser durão no dia a dia e essa é uma forma de abrir a visão à outras possibilidades”.

Um dos principais objetivos do programa de prevenção Casal Grávido é garantir a participação de ambos os pais para ressaltar a importância da interação do casal para o crescimento saudável do bebê. A enfermeira Ana Paula de Castro Aguiar participa pela segunda vez do encontro e afirma que encontrou novas informações. “A iniciativa é muito interessante por parte da Cassems, com certeza tive as minhas dúvidas esclarecidas e os profissionais são muitos capacitados, com informações atualizadas”.

O empresário João Batista Aguiar Filho, companheiro de Ana Paula, destaca que a primeira participação foi mais intensa para o aprendizado do casal e agora, é para relembrar da importância dos primeiros cuidados para o bebê. “A participação dos dois é fundamental porque mesmo que o bebê seja mais dependente da mãe, o pai tem que dar apoio em todo momento”.

Os primeiros cuidados com o bebê são explicados pela pediatra Ariane Maia. “As palestras são importantes principalmente para os pais de primeira viagem que não tiveram contato com um bebezinho em casa. A amamentação, troca de fralda, limpeza ou banho são fundamentais. Esse cuidado previne a depressão pós-parto e a convivência com a família é mais fácil”.

Cruzeiro do Sul - 44 anos

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Confira os links de acesso para ver os shows em casa neste sábado
Geral
TJMS anuncia leilão de 77 lotes de veículos
Geral
'Jantar eleitoral': A nova tentativa de golpe com nome de Geraldo Resende
Geral
Idoso sai para ir ao dentista e desaparece em Campo Grande
Geral
Atriz pornô deixou gravação após diretor sugerir cena com cruz
Geral
Governo ajudará a achar solução para perdas com geada
Geral
Murilo segue internado em SP
Geral
Será liberado mais um acesso ao Parque dos Poderes neste sábado
Geral
Joice Hasselman acorda em poça de sangue e diz não saber o que houve
Geral
TJ-MS irá digitalizar 100% dos processos físicos até setembro

Mais Lidas

Polícia
Mãe e filha são ameaçadas e têm carro riscado ao pedir para vizinha abaixar o som
Polícia
Pais são presos suspeitos de torturar, abusar e matar filho de 1 ano
Polícia
Funcionária esquece cartão em sacola de roupas e cliente gasta R$ 856
Polícia
Atirador em gol rebaixado faz uma vítima no Moreninhas III