Menu
Busca terça, 18 de maio de 2021
(67) 99647-9098
TJMS - maio21
Geral

Curso mostra a importância da participação paterna durante a gestação

No curso, o casal participa de palestras sobre gestação e primeiros cuidados com o bebê para pais e mães

11 fevereiro 2019 - 18h16Da redação com assessoria

O primeiro curso de 2019 do programa de prevenção “Casal Grávido” aconteceu na manhã do último sábado (9) na Cassems em Campo Grande e Dourados. O programa foi criado em 2011 e tem como objetivo proporcionar atenção, esclarecimentos e instruções para o casal sobre o desenvolvimento saudável do bebê desde o útero. Os cursos também buscam prevenir os principais problemas que possam aparecer por meio de palestras e aulas práticas com profissionais das áreas relacionadas à saúde do bebê e da mãe.

O curso começa com uma sessão de terapia craniossacral, técnica manual que utiliza o sistema craniossacral para aliviar dores e disfunções, com a terapeuta Sonia Mani Menabreaz, que explica que a prática contribui com as mudanças físicas, emocionais e hormonais que procedem à gravidez. “A craniossacral ajuda a aliviar as dores, além de ser relaxante. Para o bebê, diminui as cólicas e o refluxo. A intenção da terapia é fazer o casal parar para gestar, relaxar e se dar conta do que está acontecendo”.

Sonia Menabreaz também ressalta a importância da figura paterna no processo da gestação e explica que a terapia crânio-sacral contribui com a conexão entre o casal. “Os homens chegam com um pé atrás e saem conectados com a mulher, com o bebê e com ele mesmo. Tem homem que chora, se abre para essa coisa que é a gravidez. O homem é incentivado a ser durão no dia a dia e essa é uma forma de abrir a visão à outras possibilidades”.

Um dos principais objetivos do programa de prevenção Casal Grávido é garantir a participação de ambos os pais para ressaltar a importância da interação do casal para o crescimento saudável do bebê. A enfermeira Ana Paula de Castro Aguiar participa pela segunda vez do encontro e afirma que encontrou novas informações. “A iniciativa é muito interessante por parte da Cassems, com certeza tive as minhas dúvidas esclarecidas e os profissionais são muitos capacitados, com informações atualizadas”.

O empresário João Batista Aguiar Filho, companheiro de Ana Paula, destaca que a primeira participação foi mais intensa para o aprendizado do casal e agora, é para relembrar da importância dos primeiros cuidados para o bebê. “A participação dos dois é fundamental porque mesmo que o bebê seja mais dependente da mãe, o pai tem que dar apoio em todo momento”.

Os primeiros cuidados com o bebê são explicados pela pediatra Ariane Maia. “As palestras são importantes principalmente para os pais de primeira viagem que não tiveram contato com um bebezinho em casa. A amamentação, troca de fralda, limpeza ou banho são fundamentais. Esse cuidado previne a depressão pós-parto e a convivência com a família é mais fácil”.

Genetica 1

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Terceiro setor precisa ser fortalecido, diz Damares
Geral
Trabalhador tem perna amputada após explosão de compressor de ar
Geral
Vídeo: Funkeiro fala de ‘profecia’ sobre morte de MCs
Geral
Águas Guariroba moderniza e estende rede de água no Itamaracá
Geral
MS recebe 133.500 lotes de vacinas, mais 8.190 doses da Pfizer chegam hoje
Geral
"Sesc Sabor e Arte" inaugura conceito inédito na Capital, de sustentabilidade, cultura e nutrição
Geral
Sedhast divulga processo seletivo com salário de até R$ 4.150 em MS
Geral
Detran é primeiro órgão público estadual a oferecer pagamento via PIX
Geral
Número de licenciamentos cresce no primeiro trimestre de 2021 em MS
Geral
Sequência de vídeos mostra Rafael no capô e movimentação após morte de Mariana

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio