Menu
Busca sábado, 20 de abril de 2019
(67) 99647-9098
Geral

Curso mostra a importância da participação paterna durante a gestação

No curso, o casal participa de palestras sobre gestação e primeiros cuidados com o bebê para pais e mães

11 fevereiro 2019 - 18h16Da redação com assessoria

O primeiro curso de 2019 do programa de prevenção “Casal Grávido” aconteceu na manhã do último sábado (9) na Cassems em Campo Grande e Dourados. O programa foi criado em 2011 e tem como objetivo proporcionar atenção, esclarecimentos e instruções para o casal sobre o desenvolvimento saudável do bebê desde o útero. Os cursos também buscam prevenir os principais problemas que possam aparecer por meio de palestras e aulas práticas com profissionais das áreas relacionadas à saúde do bebê e da mãe.

O curso começa com uma sessão de terapia craniossacral, técnica manual que utiliza o sistema craniossacral para aliviar dores e disfunções, com a terapeuta Sonia Mani Menabreaz, que explica que a prática contribui com as mudanças físicas, emocionais e hormonais que procedem à gravidez. “A craniossacral ajuda a aliviar as dores, além de ser relaxante. Para o bebê, diminui as cólicas e o refluxo. A intenção da terapia é fazer o casal parar para gestar, relaxar e se dar conta do que está acontecendo”.

Sonia Menabreaz também ressalta a importância da figura paterna no processo da gestação e explica que a terapia crânio-sacral contribui com a conexão entre o casal. “Os homens chegam com um pé atrás e saem conectados com a mulher, com o bebê e com ele mesmo. Tem homem que chora, se abre para essa coisa que é a gravidez. O homem é incentivado a ser durão no dia a dia e essa é uma forma de abrir a visão à outras possibilidades”.

Um dos principais objetivos do programa de prevenção Casal Grávido é garantir a participação de ambos os pais para ressaltar a importância da interação do casal para o crescimento saudável do bebê. A enfermeira Ana Paula de Castro Aguiar participa pela segunda vez do encontro e afirma que encontrou novas informações. “A iniciativa é muito interessante por parte da Cassems, com certeza tive as minhas dúvidas esclarecidas e os profissionais são muitos capacitados, com informações atualizadas”.

O empresário João Batista Aguiar Filho, companheiro de Ana Paula, destaca que a primeira participação foi mais intensa para o aprendizado do casal e agora, é para relembrar da importância dos primeiros cuidados para o bebê. “A participação dos dois é fundamental porque mesmo que o bebê seja mais dependente da mãe, o pai tem que dar apoio em todo momento”.

Os primeiros cuidados com o bebê são explicados pela pediatra Ariane Maia. “As palestras são importantes principalmente para os pais de primeira viagem que não tiveram contato com um bebezinho em casa. A amamentação, troca de fralda, limpeza ou banho são fundamentais. Esse cuidado previne a depressão pós-parto e a convivência com a família é mais fácil”.

pmcg - prestação de contas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Meningite mata jornalista conhecido em MS
Geral
Feriado de Páscoa requer atenção redobrada nas estradas
Geral
Simpósio sobre segurança pública acontece na segunda-feira, na capital
Geral
CCR-MSVia é notificada por falta de guichês de atendimento e troco para usuário
Geral
Sindivarejo realiza treinamento para gestão de e-social em maio
Geral
Sete em cada dez internautas pretendem comprar chocolate na Páscoa
Geral
“Em tempos de crise a solução é inovar”, diz empresária
Geral
Unesul, São Luiz e Eucatur são autuadas por não concederem gratuidade a idosos
Geral
Ministério divulga regras para policiamento comunitário
Geral
PRF inicia a "Operação Semana Santa" nas rodovias federais de MS

Mais Lidas

Polícia
Corpo de mulher é encontrado amarrado em árvore às margens da BR-262
Polícia
Homem tem mãos decepadas, na fronteira
Polícia
Ex-radialista é morta com 24 facadas pelo sobrinho
Geral
“Em tempos de crise a solução é inovar”, diz empresária