Menu
Busca quarta, 28 de setembro de 2022
(67) 99647-9098
TJMS setembro22
Geral

Curso mostra a importância da participação paterna durante a gestação

No curso, o casal participa de palestras sobre gestação e primeiros cuidados com o bebê para pais e mães

11 fevereiro 2019 - 18h16Da redação com assessoria

O primeiro curso de 2019 do programa de prevenção “Casal Grávido” aconteceu na manhã do último sábado (9) na Cassems em Campo Grande e Dourados. O programa foi criado em 2011 e tem como objetivo proporcionar atenção, esclarecimentos e instruções para o casal sobre o desenvolvimento saudável do bebê desde o útero. Os cursos também buscam prevenir os principais problemas que possam aparecer por meio de palestras e aulas práticas com profissionais das áreas relacionadas à saúde do bebê e da mãe.

O curso começa com uma sessão de terapia craniossacral, técnica manual que utiliza o sistema craniossacral para aliviar dores e disfunções, com a terapeuta Sonia Mani Menabreaz, que explica que a prática contribui com as mudanças físicas, emocionais e hormonais que procedem à gravidez. “A craniossacral ajuda a aliviar as dores, além de ser relaxante. Para o bebê, diminui as cólicas e o refluxo. A intenção da terapia é fazer o casal parar para gestar, relaxar e se dar conta do que está acontecendo”.

Sonia Menabreaz também ressalta a importância da figura paterna no processo da gestação e explica que a terapia crânio-sacral contribui com a conexão entre o casal. “Os homens chegam com um pé atrás e saem conectados com a mulher, com o bebê e com ele mesmo. Tem homem que chora, se abre para essa coisa que é a gravidez. O homem é incentivado a ser durão no dia a dia e essa é uma forma de abrir a visão à outras possibilidades”.

Um dos principais objetivos do programa de prevenção Casal Grávido é garantir a participação de ambos os pais para ressaltar a importância da interação do casal para o crescimento saudável do bebê. A enfermeira Ana Paula de Castro Aguiar participa pela segunda vez do encontro e afirma que encontrou novas informações. “A iniciativa é muito interessante por parte da Cassems, com certeza tive as minhas dúvidas esclarecidas e os profissionais são muitos capacitados, com informações atualizadas”.

O empresário João Batista Aguiar Filho, companheiro de Ana Paula, destaca que a primeira participação foi mais intensa para o aprendizado do casal e agora, é para relembrar da importância dos primeiros cuidados para o bebê. “A participação dos dois é fundamental porque mesmo que o bebê seja mais dependente da mãe, o pai tem que dar apoio em todo momento”.

Os primeiros cuidados com o bebê são explicados pela pediatra Ariane Maia. “As palestras são importantes principalmente para os pais de primeira viagem que não tiveram contato com um bebezinho em casa. A amamentação, troca de fralda, limpeza ou banho são fundamentais. Esse cuidado previne a depressão pós-parto e a convivência com a família é mais fácil”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Mulher é socorrida após ser atingida por retroescavadeira na cabeça
Geral
Reinaldo inaugura nova sede da DEPCA na 25 de Dezembro
Geral
Prêmio acumulado de R$ 200 milhões da Mega-sena será sorteado hoje
Geral
Disputa judicial entre Johnny Depp e Amber Heard vai parar nas telonas
Geral
Bebê nasce com dois dentes e viraliza nas redes sociais
Geral
Candidato que foi esfaqueado conta tudo
Geral
Caso Henry: STJ confirma soltura de Monique e prisão de Dr. Jairinho
Geral
Aplicativo do e-Título só pode ser baixado até sábado
Geral
Servidores do HU entram em greve na Capital
Geral
Simaria aparece de surpresa no palco de 1º show solo de Simone

Mais Lidas

Política
Pesquisa Ranking mostra Riedel perto do segundo turno
Polícia
JD1TV: Homem morre após se despedir da esposa e jogar carro em córrego na BR-163
Interior
Campo-grandense com carga de cigarros na fronteira morre em confronto com a PM
Cidade
Após episódio de 'traição', amante de candidato se diz abalada e passará por IML