Menu
Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Geral

Depois de três anos, Fazenda Esperança tem reintegração de posse autorizada

Índios tomaram a terra em 2013 e proprietários aguardam publicação da decisão

13 maio 2016 - 11h27Rafael Belo

Na última quarta (11), o Órgão Especial do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS) deu provimento ao agravo interno que pedia a manutenção da liminar de reintegração de posse da Fazenda Esperança, em Aquidauana, a 143 quilômetros de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, em sessão ordinária. Ou seja, após três anos de espera a proprietária da área, Miriam Correa, quase comemora a decisão. A comemoração ainda não é plena, pois aguarda a publicação da decisão. (Agravo Interno 0016216-60.2013.4.03.0000 (2013.03.00.016216-8)

Foram 9 votos a 6 e para Miriam a decisão foi uma certeza que demorou três anos para se confirmar. “Logo que foi invadida em 2013 já entramos com ação de reintegração de posse. Aquelas áreas foram adquiridas um pouco antes da Guerra do Paraguai por nossos parentes ou pessoas que venderam para eles. Em 1870 fizeram a documentação e foi regularizada”, explicou.

Depois da constituição de 1988, Miriam questiona, ficou toda esta questão de que toda terra é de índio. “De 1988 em diante tentou criar este marco temporal. As terras de MS não são indígenas. Não temos como retroagir para 1500. Quando vamos acabar com isso? Vamos ter que sair do Brasil e deixar para índio?”, desabafou.

Miriam afirma que sua fazenda foi depredada, saqueada e seus animais assassinados à rodo. “Voltamos lá 45 dias depois com um acordo que poderíamos tirar nosso gado de lá. Encontramos um cenário de guerra. Sacrificaram animais que estavam amamentando. Levaram vacas, mataram e deixaram bezerros, perdi uns sete. Eles não têm nem bom senso de cuidar deles. Eles amarraram um dos animais e o deixaram assim por dias”, lembrou.

Agora Miriam vive um misto de lamentação e comemoração já que diz ter sua fazenda totalmente depredada. “Tínhamos progredido ali. Nossos funcionários já tinham o gado deles e perderam seu progresso junto com o nosso. Eles tocaram fogo, a fazenda está destruída. Acabaram com pasto, cerca, tudo... Agora vamos ter que começar do zero”.  

Terra

Com mais de 8 mil hectares de área, a propriedade rural ainda está ocupada por indígenas da etnia Terena. Os Terena afirmam que existem vários marcos que comprovam que a terra é indígena. Os proprietários da fazenda ingressaram com um pedido de liminar em ação de reintegração de posse à época da invasão. O juízo da 1ª Vara Federal de Campo Grande concedeu a liminar e ordenou a reintegração. A Funai entrou com pedido de suspensão da liminar no TRF-3, e o desembargador Nelton do Santos suspendeu a reintegração — os índios permaneceram na fazenda desde então.

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Letícia foi atingida pelo ônibus a caminho da universidade
Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Justiça
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Adriane Lopes -
Saúde
Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega
Filho e pai -
Justiça
Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
Geral
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
A prisão foi efetuada pela Força Tática da 11ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar)
Polícia
Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"
Geral
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"
Droga apreendida e dinheiro -
Polícia
Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande
3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande
Geral
3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande
OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado
Justiça
OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica