Após a visita do coordenador Geral do MNPCT (Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate a Tortura), Rafael Barreto Souza, o diretor da Unei Dom Bosco Jean Lesseski e o chefe de disciplina Maurício César Lagoa, foram afastados. A decisão foi assinada pelo secretário adjunto da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), delegado Antônio Carlos Videira.
A visita do coordenador Geral do MNPCT aconteceu em setembro do ano passado e a comissão do MNPCT, formada por advogados, psicóloga e especialista em Ciências Políticas, esteve nos presídio feminino Irmã Zorzi e, Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco, além do presídio de Dourados. O relatório da visita foi divulgado em novembro.
O MNPCT considera como tortura não só casos onde haja agressões físicas, como também as condições em que os presos vivem. Condições estruturais precárias, dificuldades de convivência familiar, revistas vexatórias diárias e a necessidade de uma central de vagas, esse são alguns problemas apontados pelos fiscais do MNPCT foram alguns dos problemas apontados no relatório.
Atendendo a uma determinação judicial de 22 de dezembro de 2016, o afastamento do diretor e do chefe de disciplina aconteceu no último dia 17, quase dois meses após a divulgação do relatório.
Sistema prisional em crise
Na manhã desta segunda-feira (23) dois diretores do sistema penitenciários foram temporariamente presos durante a Operação Xadrez deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). São eles Ricardo Wagner Lima do Nascimento, do presídio masculino de regime fechado, e Doglas Novaes Vilas, do presídio semiaberto masculino de Corumbá.
O MPE (Ministério Público Estadual) confirmou que os diretores dos estabelecimentos penais do regime fechado e semiaberto foram presos nesta manhã juntamente com detentos que cumpriam pena no regime semiaberto e fechado. A investigação mira em suspeitas de tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção, peculato e falsidade documental no âmbito das unidades prisionais dos regimes fechado e semiaberto da cidade.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS







