Menu
Menu
Busca quinta, 16 de janeiro de 2025
Senar Curs Tecnico - Jan24
Geral

Detran-MS solicita prorrogação no prazo de implantação da Placa Mercosul

O Departamento teria até o dia primeiro de dezembro deste ano para a adoção obrigatória

04 dezembro 2018 - 11h29Da Redação com Assessoria

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) encaminhou um ofício ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) solicitando a prorrogação do prazo de 60 dias para a implementação da placa de identificação veicular, a chamada Placa Mercosul, para o Mato Grosso do Sul.

Conforme resolução publicada recentemente, o Departamento teria até o dia primeiro de dezembro deste ano para a adoção obrigatória, no entanto, o órgão justifica a necessidade de prorrogação do prazo alegando problemas operacionais e de logísticas existentes.

De acordo com o presidente do Detran-MS, Roberto Hashioka Soler, o estado não possui o número suficiente de empresas credenciadas para atuar na troca das placas da frota de todo o estado e assim, atender a determinação em tempo hábil.

Embora o Departamento tenha solicitado o prazo maior para a implantação da nova placa, o Diário Oficial da União publicou na última sexta-feira (30) a Resolução 748 do Conselho Nacional do Trânsito (Contran) que resolve, entre outras coisas, estender o prazo para até 31 de dezembro para o Detran em Mato Grosso do Sul, outros onze Estados e no Distrito Federal.

Sobre

A Placa Mercosul foi criada para ser um padrão entre os países do Mercosul. O primeiro modelo apresentado teria uma faixa azul, com o símbolo do Mercosul, o nome e a bandeira do país, além de sete caracteres que combinam letras e números conforme a opção de cada unidade federativa. No Brasil, no entanto, foram inseridos dois novos elementos que não constavam na resolução assinada entre os países, a bandeira do Estado e o brasão do município.

No último dia 28, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, determinou a retirada dos brasões dos novos modelos levando em conta o apelo da sociedade e de especialistas que avaliam a medida como desnecessária, já que eleva os valores cobrados.  A decisão também foi oficializada nesta segunda-feira pelo Governo Federal e consta na Resolução 748 do Contran.

“Após análise técnica de viabilidade e impacto, decidimos retirar os brasões das novas Placas Padrão Mercosul. Com isso, evitaremos qualquer despesa extra aos condutores de nosso país, embora o objetivo tenha sido desde o início apenas adotar um modelo mundial de identificação veicular e proporcionar mais agilidade por parte da polícia e segurança a todos”, afirmou Baldy.

Com a retirada dos brasões, a placa permanecerá a mesma por toda sua vida útil sem a necessidade de troca caso o proprietário se mude de município ou de Estado.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Ainda Estou Aqui' alcança 92% de aprovação no Rotten Tomatoes
Geral
'Ainda Estou Aqui' alcança 92% de aprovação no Rotten Tomatoes
JD1TV: "Meu anseio é o mesmo de vocês", diz Gusttavo Lima sobre presidência
Geral
JD1TV: "Meu anseio é o mesmo de vocês", diz Gusttavo Lima sobre presidência
Consórcio Guaicurus vence na Justiça e se livra de 269 multas
Justiça
Consórcio Guaicurus vence na Justiça e se livra de 269 multas
Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio sobe para R$ 38 milhões
Geral
Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio sobe para R$ 38 milhões
Foto:
Interior
MPF investiga abandono de animais no Campus do IFMS em Três Lagoas
Foto: UFMT
Geral
Últimos dias para inscrições no concurso da Sanesul para PcD
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Cidade
MP investiga obras ilegais em prédios históricos de Campo Grande
Prefeitura de Eldorado recebe alerta do MP sobre processos seletivos
Justiça
Prefeitura de Eldorado recebe alerta do MP sobre processos seletivos
Prefeitura de Campo Grande
Justiça
MP investiga pagamentos irregulares de honorários na prefeitura de Campo Grande
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 15/1/2024
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 15/1/2024

Mais Lidas

Homem de 54 anos preso em flagrante suspeito de estuprar um adolescente em Blumenau
Polícia
Adolescente de 14 anos é estuprado em banheiro de supermercado
Criança de 4 anos é esfaqueada até a morte pela irmã
Polícia
Criança de 4 anos é esfaqueada até a morte pela irmã
Policial que morreu em delegacia de Campo Grande tinha 51 anos
Polícia
Policial que morreu em delegacia de Campo Grande tinha 51 anos
MS será atingido por bolha de calor que chega ao Brasil nesta semana
Clima
MS será atingido por bolha de calor que chega ao Brasil nesta semana