Menu
Menu
Busca segunda, 04 de maio de 2026
Assembleia Abr26
Geral

“Dever cumprido”, diz Longen sobre audiência para nova tabela cartorária

Discussão teve início em 2017 ao demonstrar que as taxas eram muito caras em MS

08 maio 2019 - 18h15Matheus Henrique, com informações da Fiems    atualizado em 08/05/2019 às 19h47

Na quinta-feira (9), a Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) realizará uma audiência pública para debater a elaboração da nova Tabela de Emolumentos. Essa discussão teve início em 2017, pela Fiems, e servirá para a apresentação do projeto construído pelo setor produtivo.

 “Nós recebemos a notícia dessa audiência pública com a sensação de dever cumprido, já que o setor produtivo do estado iniciou essa discussão em fevereiro de 2017 ao demonstrar que as taxas cartorárias cobradas em Mato Grosso do Sul eram muito caras na comparação com as de outras Unidades da Federação”, diz o presidente da Fiems, Sérgio Longen. 

Na opinião de Longen, o debate e recebimento de proposições relativas à elaboração da nova tabela de emolumentos demonstra que as instituições envolvidas também se convenceram que os valores cobrados atualmente estão acima do razoável. “O TJ se convenceu da necessidade de colocar essa discussão em pauta. A Fiems, Famasul, Fecomércio e a Faems deram início a essa discussão e a proposta inicial foi que as taxas fossem revistas, levando em consideração os valores cobrados pelos cartórios dos estados que fazem divisa com Mato Grosso do Sul”.

Ainda, o presidente da Fiems acrescenta que muitos empresários do Mato Grosso do Sul optaram por utilizar os serviços cartorários do Paraná, por que lá as taxas são mais baratas. “Isso é ruim para o estado e precisava ser revisto”. O caminho da discussão passou por muito estudo “nós avaliamos cada taxa cobrada para poder fazer uma proposta dentro da realidade e essa audiência pública servirá para podermos colocar nossas ideias sobre o assunto”, afirma.

Na audiência pública, o setor produtivo do estado será representado pelo advogado Carlos dos Santos Pereira, especialista no tema e que participou da construção da proposta que será apresentada pelas federações.

Reportar Erro
UNIMED PJ Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Arma que teria sido usada no crime foi apreendida pelo BPChoque -
Justiça
TJ não aceita tese de 'acidente' e mantém condenação por feminicídio na Capital
Caso é investigado em Deodápolis - Foto: Ilustrativa
Geral
Mulher dá entrada ferida em hospital e companheiro é preso na rodoviária de Deodápolis
Divulgação / PMMS
Trânsito
VÍDEO: Operação da PM em Rio Brilhante mira motos com escapamentos adulterados
Foto: Polícia Nacional da Colômbia / AFP / HANDOUT
Internacional
VÍDEO: Monster truck atropela multidão na Colômbia e deixa 3 mortos e 38 feridos
Faca apreendida - Foto: Divulgação / Assessoria
Polícia
Homem é socorrido após levar facada no pescoço em alojamento em Maracaju
Menino vítima de violência - Foto: Ilustrativa / Freepik
Justiça
TJMS mantém 51 anos de prisão a homem por estupro de enteados em Campo Grande
Equipamento de radioterapia de última geração - Foto: Reprodução
Saúde
Hospital de Câncer Alfredo Abrão recebe equipamento de radioterapia de mais de R$ 10 milhões
Local do acidente - Foto: WhatsApp / JD1
Trânsito
Acidente de moto mata jovem de 19 anos no bairro São Conrado, em Campo Grande
Divulgação / Assessoria / PMMS
Polícia
Operação em Deodápolis prende envolvido com tráfico e apreende moto de 'delivery'
Projeto Social - Foto: Divulgação
Oportunidade
Câmara Municipal sedia curso gratuito voltado a projetos sociais em Campo Grande

Mais Lidas

Local do acidente - Foto: WhatsApp / JD1
Trânsito
Acidente de moto mata jovem de 19 anos no bairro São Conrado, em Campo Grande
Foto: Rodrigo Tammaro
Clima
Capital terá queda nas temperaturas e pode registrar frio abaixo de 10°C na próxima semana
Momento do acidente - Foto: Reprodução
Brasil
VÍDEO: Peão morre após ser pisoteado por touro durante rodeio em Rondônia
Carteira de trabalho
Brasil
Em vídeo, rede de supermercados anuncia fim da escala 6x1 e adoção do modelo 5x2