O Clube do Cineclube, tradicional projeto do circuito audiovisual sul-mato-grossense executado no Museu da Imagem e do Som (MIS), exibe nesta quinta-feira (26), às 19 horas, o documentário Cortina de Fumaça, do diretor Rodrigo Mac Niven. A apresentação será conduzida pelo THCine, de Campo Grande e a entrada é franca.
O documentário de 88 minutos apresenta depoimentos de profissionais brasileiros e estrangeiros de diferentes áreas do conhecimento, como médicos, neurocientistas, psiquiatras, policiais, advogados, juízes de direito, pesquisadores e representantes de movimentos civis.
O filme fala sobre a relação entre o ser humano e as drogas psicoativas; revela a discordância entre a atual classificação das drogas e o conhecimento científico sobre essas substâncias; discute a situação particular da Cannabis (maconha), seu uso industrial e medicinal; levanta fatos relacionados ao surgimento dos projetos proibicionista e aponta para o colapso social que algumas cidades, como o Rio de Janeiro, vivem por causa da violência e da corrupção.
Cineclube
As atividades do THCine foram iniciadas em 2013 após a participação de seus respectivos membros no encontro Cúpula Canábica, parte da programação do Rio +20, um dos maiores eventos ambientalistas do mundo. Deste encontro surgiu o Coletivo Gramado, que dentre outras atividades, passou a organizar sessões cineclubistas em torno da questão do antiproibicionismo da Cannabis no País.
Com o objetivo de fomentar o debate a respeito da legalização das drogas, cresceu com a união de outros coletivos antiproibicionistas que também organizavam o movimento social Marcha da Maconha.
De acordo com seus participantes, a proposta de exibição de diversos documentários sobre a temática das drogas e o fracasso da proibição e da guerra contra elas objetiva levar informação através do cinema para o maior público possível e romper com esse tabu.
Serviço
A exibição de Cortina de Fumaça acontece nesta quinta-feira (26.4), às 19 horas no MIS, que fica no 3º andar do Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro. A entrada é franca.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande

3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande







