Realizado em comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro), a segunda edição do Festival Paralímpico acontecerá no dia 21 de setembro em 69 cidades brasileiras, entre elas Dourados (MS), que será uma das sedes do evento pelo segundo ano consecutivo. O festival é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
A data foi instituída a partir do decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012, mas apenas começou a ser comemorada em 2014. Também no dia 22, comemora-se a fundação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), que completará 30 anos de existência. A entidade é a autoridade máxima do paradesporto e detém o direito de organizar os Jogos Paralímpicos.
No ano passado, 48 cidades brasileiras receberam a festividade e alguns núcleos contaram com a presença de medalhistas paralímpicos como as velocistas Terezinha Guilhermina e Verônica Hipólito e a nadadora Patrícia dos Santos. Neste ano, em Dourados, 200 alunos participarão das atividades, 150 deles com algum tipo de deficiência.
Segundo Ramon Pereira, coordenador de Desporto Escolar do CPB, o aumento no número de cidades-sede “se deve ao sucesso da primeira edição, que aconteceu no ano passado, no qual o CPB atingiu mais de 6 mil crianças em todo território nacional. Neste ano, a nossa expectativa é que 10 mil crianças participem do evento”.
O Festival é destinado a crianças com faixa etária de 10 a 17 anos, com e sem deficiência. Assim como em 2018, a programação oferecerá três modalidades por sede e terá duração de 3h30 - das 8h30 às 12h. A intenção é mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades físicas.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS


Festival é destinado a crianças com faixa etária de 10 a 17 anos, com e sem deficiência (Dourados News)




