A população de Mato Grosso do Sul, só poderá visualizar a fase parcial do eclipse da Lua, pois como o eclipse total começa às 15h30 e termina às 17h13 (em outros estados), e a lua, em MS, nasce às 17h17, a parte escura e alaranjada do eclipse já terá acabado.
A pesquisadora do Observatório Nacional, Josina Nascimento disse ao JD1 Notícias, que os sul-mato-grossenses poderão ver apenas uma parte iluminada na lua e a parte escura chamada Umbra. "Em Campo Grande, as pessoas verão somente uma parte da lua iluminada, como se fosse uma lua nova, que na verdade seria o eclipse parcial", alerta.
Lua de Sangue
O eclipse é conhecido como "lua de sangue" porque os raios solares se curvam ao passar pela atmosfera terrestre justamente no momento em que a Lua está na sombra da Terra.
"A atmosfera funciona como uma lente que desvia as luzes vermelha e laranja do sol, conferindo a cor avermelhada desse eclipse", explica o professor de física Daniel Rutkowski, da Escola Superior de Engenharia e Gestão (Eseg).
Duração extensa
O eclipse vai durar muito tempo no céu pois vai atravessar a parte mais escura da sombra terrestre, uma região conhecida como Umbra. Para cruzar toda a sombra da Terra, a Lua vai demorar 3h55, mas estará visível somente por 1h43, será o eclipse mais longo do século 21.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Gerente dos Correios é preso em flagrante por furto de mercadorias

Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes

Justiça de Paranaíba condena homem a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável

Trabalho escravo e tráfico de pessoas fazem Justiça registrar alta histórica em 2025

TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável

Acusado de homicídio por espancamento em Campo Grande é condenado a 10 anos de prisão

TJ vê inconsistências em versões e absolve homem condenado por estupro em Ivinhema

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Acusado de homicídio por espancamento é julgado hoje em júri popular na Capital

"Lua de sangue" vai durar 1h43 exposta (Reprodução/internet)


